O estresse tem diversos efeitos negativos no corpo e a saúde bucal não fica de fora
Nossa vida está cada vez mais corrida e cheia de situações desafiantes que geram estresse. É uma grande cobrança física e mental que pode resultar em sérios danos na nossa saúde, incluindo a saúde bucal.
É importante que saibamos identificar os sinais do estresse para evitarmos doenças graves. Confira nossas dicas e aprenda a ler os recados do seu corpo!
O estresse é uma reação do corpo para reagir em situações de risco ou problemas que exigem muito da nossa concentração.
No entanto, na rotina que vivemos, podemos encontrar diversos desses problemas e riscos durante o dia. Isso gera uma excitação hormonal no corpo que passam a ser nocivos, criando doenças e quadros clínicos preocupantes.
Como ele impacta nosso corpo?
Quando entramos em uma situação estressante, há a liberação de hidrocortisona, cortisol e adrenalina. Essas três substâncias são responsáveis pela regulação do sistema imune.
Ou seja, o estresse desencadeia uma resposta inflamatória acentuada em qualquer região do corpo, podendo até acentuar inflamações pré-existentes.
Para combater esse efeito, as glândulas suprarrenais aumentam a secreção de glicocorticóides. Em uma situação comum, isso é o suficiente para resolver o problema.
Porém, quando o estresse se torna crônico, as glândulas suprarrenais param de funcionar – o que nos leva a procurar refúgio em doces e alimentos gordurosos.
Quais os principais efeitos do estresse na saúde bucal?
Por ter esse aspecto inflamatório, o estresse pode gerar uma infinidade de problemas no nosso corpo. No entanto, quando falamos de saúde bucal, há alguns problemas clássicos.
Separamos seis efeitos do estresse na saúde bucal:
- Xerostomia: a famosa boca seca, que, além de causar incômodos, deixa nossa boca desprotegida.
- Cáries: um dos problemas mais comuns da odontologia, a cárie pode levar a perda do dente.
- Gengivite: a doença da gengiva mal tratada leva a perda de dentes e a perda óssea!
- Lesões na boca: as lesões na boca são incomodas, as vezes muito dolorosas, e abrem caminho para bactérias e vírus.
- Herpes: como dissemos, o estresse está diretamente ligado ao sistema imunológico. Com o sistema em baixa, a herpes aparece nos lábios e causa incomodo, além de ser transmissível.
- Bruxismo e DTM: situações estressantes podem levar a contração muscular e ao hábito de apertar os dentes (bruxismo). Além de comprometer a estrutura dos dentes, esse hábito leva a DTM, uma das doenças mais complexas da odontologia.
Ao se deparar com uma dessas doenças, procure seu dentista. Juntos, vocês irão tentar chegar a raiz do problema – que pode ser o estresse.
Se esse for o caso, é preciso muito mais do que tratar apenas a parte odontológica. Leia as reações do corpo para entender quando procurar ajuda!
Como evitar esses efeitos?
Não existe uma fórmula contra o estresse – infelizmente. No entanto, há uma série de atitudes que podemos colocar em prática para ajudar nosso corpo.
A primeira, claro, é manter um estilo de vida saudável. Comer bem, beber bastante água, manter uma boa higiene bucal e praticar algum exercício físico semanalmente pode fazer milagres com seu corpo!
A segunda dica é a terapia. Ao contrário do que se acredita, a terapia não é destinada apenas a pessoas com problemas psicológicos. O terapeuta ajudará você a lidar com situações do dia a dia que causam essa descarga hormonal de uma forma diferente, diminuindo seu nível de estresse.
Não deixe de procurar ajuda e tratamentos! O estresse é um problema real e pode prejudicar gravemente seu corpo e sua saúde mental!