Saber qual o tipo ideal para você pode fazer toda diferença na hora da escovação: cerdas duras ou macias?
Você provavelmente já se deparou com o mar de opções e os mais variados tipos de escovas de dentes disponíveis no mercado, certo? Coloridas, grandes, pequenas, com cerdas macias e cerdas duras.
Normalmente as características estéticas costumam ser as que mais chamam atenção. Porém, as cerdas das escovas de dentes são muito importantes. Você já usou uma escova de cerdas duras, por exemplo?
As cerdas duras da escova não são as mais indicadas, principalmente por provocarem abrasão no esmalte dental e também, a longo prazo, uma possível retração gengival.
Por isso, os cirurgiões-dentistas costumam recomendar tipos mais leves e que trazem menos danos. Mas será que existe alguma situação em que as cerdas mais duras são indicadas? Vamos descobrir!
Problemas Causados Pelas Cerdas Duras
Assim como já explicamos anteriormente, casos de retração gengival a longo prazo são causados com frequência pelo uso de escova de cerdas duras.
Isso ocorre pois, normalmente, as pessoas que preferem esse tipo de cerda costumam aplicar muito mais pressão. O que não é um diferencial na eficiência da limpeza na hora da escovação.
Com isso, a margem da gengiva acaba sendo machucada devido ao uso inadequado dessas escovas duras. O problema é que, muitos dos pacientes acreditam estar fazendo algo bom e positivo para os dentes.
Por conta dos machucados, as gengivas podem acabar se ferindo e sangrando. O que facilita também a entrada e proliferação de fungos e bactérias em nossa boca.
Há Indicação de Escova de Cerdas Duras?
Com o avança da tecnologia na área da odontologia, é seguro dizer que não há mais indicações para o uso desse tipo de escova. Os casos em que são necessárias são exceções e cada vez mais raros.
Outras tipos com cerdas diferentes e mais macias, por exemplo, já foram analisadas como tendo ótimos resultados e proporcionando a higiene adequada necessária para o paciente.
O que torna a limpeza de fato efetiva ou não no momento da escovação são os movimentos adequados e a constância. Ou seja, escovar os dentes, no mínimo, após todas as refeições.
Afinal, Qual Escova de Dente Devo Escolher?
Com tantas opções, você deve estar se perguntando qual a melhor escova de dentes para se escolher, não é mesmo?
Para que nenhum erro seja cometido, o ideal é que você consulte seu dentista e este analise então qual delas se encaixa melhor para seu perfil.
Ainda assim, as com cerdas macias e extremidade direita são as mais comumente indicadas pelos profissionais da odontologia, deixando os dentes devidamente limpos e brancos.
Com relação às texturas, tamanhos e o cabo, estes são detalhes que influenciam também na limpeza. Principalmente na área da odontopediatria, como um incentivo para que os pequenos escovem os dentes.
Dessa forma, ainda pode ser que você se depare pelos corredores de supermercados e farmácias com escovas de cerdas duras, cabe a você saber fazer a escolha mais adequada ao seu caso e sempre consultar o seu dentista!