Escovar os dentes com força pode causar sensibilidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escovar os dentes com força não é sinônimo de uma boa limpeza

Certamente todos nós já ouvimos sobre a importância de manter uma boa escovação dental. Melhor ainda é quando essa escovação é caprichada, não é? Mas será que escovar os dentes com força garante a limpeza ideal?

É verdade que, certas vezes, quando aplicamos um pouco mais de força na limpeza de alguns objetos do cotidiano obtemos resultados melhores. Mas quando se trata da saúde bucal, escovar os dentes com força não é a melhor maneira de deixá-los limpos e brilhantes.

Na verdade, escovar os dentes com força pode causar o efeito contrário do que o que realmente se espera. Essa prática pode trazer consequências à saúde dos dentes, uma vez que o atrito exagerado pode corroer seu esmalte ou gerar irritações na cavidade bucal.

O Que Acontece se Escovar os Dentes Com Muita Força?

Querer aplicar mais força ao escovar os dentes com o intuito de realizar uma limpeza mais profunda e eficiente, ou até mesmo para compensar o pouco tempo disponível para realizar a escovação é um erro muito comum.

Mas você sabe o que acontece se escovar os dentes com muita força? Confira a seguir:

  1. Sensibilidade
  2. Irritação gengival
  3. Retração gengival
  4. Lesões na bochecha e lábios

Sensibilidade

escovação com força excessiva, especialmente quando as cerdas da escova de dentes são mais rígidas, e de forma constante pode provocar o desgaste do esmalte do dentes, fazendo com que a dentina fique exposta.

Esse efeito ocasiona a famosa sensibilidade dentária, isto é, os dentes ficam mais sensíveis e podem responder às temperaturas muito quentes ou muito firas com dor.

Irritação Gengival

Outro efeito colateral que envolve escovar os dentes com muita força é a irritação gengival.

Isso porque, mesmo sem perceber, quando aplicamos mais força à escovação não estamos atingindo apenas os dentes, mas também as gengivas que são muito mais delicadas e demandam mais cuidados.

O atrito em demasia acaba machucando as gengivas, provocando sangramentos e um tom mais avermelhado ao tecido, dificultando até mesmo as próximas escovações.

Retração Gengival

Com a gengiva machucada e irritada em função da escovação errada, o tecido começa a descobrir a raiz e deixar os túbulos dentinários expostos, o que também potencializa a sensibilidade dos dentes.

Esse efeito é conhecido como retração gengival. Quem é afetado por essa condição observa os dentes mais alongados, uma vez que a gengiva se “encolhe” e expõe uma área maior do dente.

Lesões na Bochecha e Lábios

Além das gengivas, escovar os dentes com força excessiva também pode acabar lesionando outras partes da cavidade bucal, como a parte interna da bochecha e lábios.

As chances são ainda maiores quando, além da força, a escovação é realizada de forma rápida por causa pressa. Nesses casos, perder o controle do movimentos é mais fácil, levando às lesões.

Como Escovar os Dentes da Forma Correta?

Agora que você já sabe as consequências que a força aplicada na escovação pode trazer à saúde bucal, é hora de entender como escovar os dentes de forma correta.

O primeiro passo para acertar na escovação é a escolha da escova de dentes.

As cerdas devem ser macias e a cabeça da escova deve possui um tamanho proporcional ao tamanho da sua boca, de forma a alcançar, sem maiores problemas, as regiões mais profundas.

Para uma escovação eficaz também é necessário realizar os movimentos corretos.

Apenas a escovação lado a lado pode agredir a gengiva. Faça movimentos circulares ou verticais, sempre da gengiva para fora, sem que a cerdas da escova sejam passadas sobre a gengiva.

Agora você já sabe que escovar os dentes com força não é sinônimo de uma boa higiene, lembre-se que, para manter a saúde bucal, a escovação deve sempre ser acompanhada do uso do fio dental e das consultas de rotina.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.