Escolher a escova de dente certa não é tarefa fácil!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um dos principais acessórios para higienizar os dentes e a boca, deve ser bem escolhido pelos pacientes

Para muitos, principalmente as crianças, é uma hora divertida e de compras. Porém, escolher a escova de dente certa é um momento fundamental para garantir uma boa higiene!

Por ser uma das grandes responsáveis por remover as placas bacterianas, por exemplo, escolher a escova de dente certa pode ser o primeiro passo para prevenir complicações futuras.

Escolher a escova de dente certa leva em consideração diversos fatores que fazem total diferença na hora da escovação.

Por isso, neste artigo iremos dar algumas dicas e o passo a passo para fazer essa escolha sem nenhuma dúvida. Vamos acompanhar?

Há Uma Escova Ideal Para Cada caso?

É importante começarmos falando que sim, existem casos e casos, tipos diferentes de dentes e necessidades que podem precisar de uma escova de dente específica.

Um bom exemplo são os pacientes que fazem o uso de aparelhos ortodônticos. Nos aparelhos fixos, existem as escovas ortodônticas, com cerdas adequadas e que limpam de forma eficaz os braquetes e espaços.

Existe também a escova elétrica. Esta pode ser usada por qualquer pessoa, não foi desenhada especificamente para casos isolados.

Porém, crianças e idosos podem ser um bom público para fazer o uso desta, por não exigir tantos movimentos ao manuseá-la.

A escova de dente ultramacia normalmente atrai muitas pessoas por causar a impressão de que será mais agradável à boca. Porém, pode não ser tão eficaz assim.

Um meio termo com cerdas firmes e macias é o ideal.

Quais os Tamanhos da Escova de Dente?

Você pode estar se perguntando se o tamanho da escova é algo que deve ser levado em consideração, certo? Esse fator irá depender das condições de paciente para paciente.

Dessa forma, se a pessoa apresenta alguma restrição ao abrir a boca, por exemplo, o tamanho da cabeça desse instrumento é importante. Optar pelas menores irá facilitar na escovação e evitando maiores desconfortos.

Nos casos em que não há então nenhum problema com relação a abertura da boca, com o maxilar ou algo que exija essa parte menor, uma escova comum ou ainda grande pode ser utilizada.

O que é Fundamental Para Escolher a Escova de Dente Certa?

De forma geral, separamos então três principais questões que são importantes e devem ser consideradas ao escolher o tipo de escova de dentes. São eles:

  1. Muitos dentistas dizem que a escova de dente macia costuma ser a mais indicada e que melhor remove as placas bacterianas e restos de alimentos;
  2. Caso não haja limitações, optar por uma escova com cabeça menor, pode ser benéfico, uma vez que é mais fácil de alcançar todas as áreas, como por exemplo, os dentes posteriores;
  3. O tipo de cabo, se será flexível ou não, é algo que deve ser escolhido de acordo com o que for mais confortável para o dona da escova, sem maiores restrições.

Apesar de todas essas dicas de como escolher a escova de dente certa, quem poderá te informar com propriedade a opção mais adequada é um profissional. Consulte seu dentista!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!