Duração, custos e possíveis especializações são alguns detalhes para saber antes de escolher o curso de odontologia
Escolher o curso ideal não é tarefa fácil. Você deve analisar bem as matérias estudadas, as opções de especialização e o mercado de trabalho. Esse artigo é para você que quer conhecer um pouco mais sobre a faculdade de odontologia.
Se você se interessou pelo tema, provavelmente é bom em biológicas, e a saúde é uma área de trabalho que te interessa. Mesmo assim, você deve ter algumas dúvidas. Leia nosso artigo até o final e descubra se a faculdade de odontologia é para você!
A faculdade de odontologia é um curso focado no estudo dos dentes, da boca e dos ossos da face. O estudante aprende a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem todas essas estruturas. Há também intervenções estéticas que podem ser feitas por esses profissionais.
Como funciona o curso de odontologia
A duração do curso de odontologia é de 5 anos. Todos os cursos são presenciais. As aulas práticas começam ainda no segundo ano.
Há estágio obrigatório supervisionado em todas as instituições. Ao final do curso, você deve realizar um TCC – trabalho de conclusão de curso.
Quais as matérias em odontologia?
As matérias podem mudar de nome dependendo da universidade, mas o currículo básico da graduação em odontologia é o mesmo. Essa lista contém as principais disciplinas:
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Epidemiologia;
- Histologia;
- Imunologia;
- Bioquímica;
- Genética;
- Patologia;
- Farmacologia.
Confira se a universidade que você pretende cursar tem a opção de matérias optativas ou interdisciplinares. Essa alternativa pode ser um diferencial na sua formação.
Quanto custa uma faculdade de odontologia?
O curso costuma ser caro na maioria das instituições particulares, nem sempre pela mensalidade. A faculdade de odontologia exige do aluno a compra de diversos materiais que podem sobrecarregar suas contas.
Por isso, se você optar por uma universidade particular, é interessante que você pesquise sobre a lista de materiais exigidos e a média do preço final.
Pensando apenas na mensalidade, o curso custa, em média, R$1700. Algumas universidades oferecem bolsas, e há programas de financiamento que podem facilitar o custo.
Posso trabalhar depois de me formar?
Sim! Com seu diploma você está habilitado para trabalhar como dentista generalista. Ou seja, você pode fazer atendimentos clínicos e tratamentos básicos.
Caso queira trabalhar como cirurgião ou qualquer outra área mais específica, você deve fazer uma especialização.
Quais as especialidades da Odontologia?
- Clínica geral: o dentista pode fazer os cuidados básicos como limpeza, restauração, extração de dentes e até colocar próteses;
- Dentística: o foco do profissional é restabelecer a forma e a função do dente com clareamentos e correções estéticas;
- Estomatologia: trata as doenças na cavidade oral, como DSTs;
- Endodontia: essa área é focada em doenças na raiz e polpa dos dentes;
- Implantodontia: como o próprio nome sugere, é a área especializada nas cirurgias de implantes;
- Prótese dentária: trabalha com o projeto e criação de próteses para substituição de dentes danificados;
- Ortodontia: utiliza aparelhos para correção da posição dos dentes, problemas de crescimento e outros;
- Periodontia: trabalha principalmente com gengiva e ossos da boca, que sustentam os dentes;
- Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: trabalha com o diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas ou anômalas na boca e na face por meio de cirurgias;
- Odontogeriatria: seu foco é no tratamento de idosos;
- Odontopediatria: seu foco é no tratamento de crianças;
- Odontologia em saúde coletiva: seu papel é montar programas de assistência odontológica para comunidade, planos de saúde ou cooperativas;
- Odontologia do trabalho: seu foco são as doenças relacionados ao trabalho;
- Odontologia legal: é o responsável pela identificação de cadáveres pela arcada dentária e emissão de laudos técnicos;
- Radiologia: fornece diagnóstico de doenças da boca ou face através de radiografias.
É possível seguir a carreira acadêmica?
Sim! A área acadêmica (mestrado, doutorado, etc) é forte na odontologia, assim como na maioria dos cursos da saúde.
As pesquisas produzidas são muito importantes para o desenvolvimento e melhora da profissão. Apesar das universidades públicas possuírem uma área acadêmica maior e mais forte, muitas universidades particulares também possuem essa opção.
Lembre-se: você pode realizar seu mestrado e doutorado em qualquer instituição depois de formado. Portanto, essa é uma escolha para depois!
Onde o dentista trabalha?
Ser dono da própria clínica não é o futuro de todo dentista. Ao contrário do que se imagina, o setor público absorve a maior parte dos profissionais dessa área.
O Brasil possui diversos programas sociais que envolvem dentistas, e essa é uma boa opção de trabalho. As outras alternativas dependem da sua especialização: isso pode definir se você trabalhará em clínicas ou hospitais.
Como é o mercado de trabalho?
Existem muitos profissionais se formando todos os anos. O curso é antigo e bem consolidado. Ou seja, algumas regiões do Brasil estão saturadas de profissionais, o que diminui os salários.
A região sudeste é um exemplo desse cenário. No entanto, há regiões do país que sofrem com a falta de dentistas e pagam salários acima da média. Não se esqueça que a área de especialização é um fator fundamental para saber sua média salarial.
Quais as melhores universidades do Brasil?
Separamos as melhores faculdades de odontologia segundo o Ministério da Educação (MEC). Dividimos por categoria: instituições públicas e instituições particulares.
Instituições públicas:
- Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Universidade de São Paulo – USP
- Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Instituições privadas:
- Faculdade São Leopoldo Mandic
- Universidade Paulista – UNIP
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
- Universidade Luterana do Brasil
- Universidade de Fortaleza
Depois de entender um pouco mais sobre a faculdade de odontologia, fica mais fácil decidir se essa é a profissão que você quer seguir, não é mesmo?