Médico francês desenvolveu diversas das técnicas do ramo odontológico
Quando estudamos e conhecemos a história da odontologia, é impossível não citar o nome de Pierre Fauchard. Ele foi muito importante para a áera, por isso os dentistas devem conhecê-lo.
Conheça a história de Pierre Fauchard e entenda porque ele foi fundamental para a odontologia.
Pierre Fauchard foi um médico francês responsável por fazer diversas descobertas dentro do ramo da odontologia. É por essa razão que ele recebe a alcunha de pai da odontologia moderna.
Biografia de Pierre Fauchard
Pierre Fauchard nasceu na comuna francesa de Saint-Denis-de-Gastines, no dia 2 de janeiro do ano de 1679.
Ainda aos 15 anos de idade, passou a integrar a marinha francesa, onde acabou sendo afetado por uma série de doenças que apresentam manifestações orais. A principal delas era o escorbuto.
Foi também durante o período na marinha que Fauchard conheceu o cirurgião Alexander Poteleret.
Poteleret se dedicava ao estudo de doenças que afetam a boca e os dentes. Dessa maneira, seu discípulo Fauchard aprendeu o ofício de realização de cirurgias.
Posteriormente, passou a exercer a medicina no Hospital da Universidade de Angers, da França.
Ele se tornou o primeiro profissional a se autointitular cirurgião-dentista, e ainda era crítico aos profissionais que ele denominava de charlatães e atuavam tratando o saúde bucal do paciente de forma irresponsável.
Além disso, é o pioneiro em uma grande diversidade de inovações, marcando a história da odontologia. Ele faleceu em 22 de março de 1761.
Importância de Pierre Fauchard na Odontologia
Entre as inovações propostas por Fauchard, podemos citar:
Cadeiras odontológicas
Fauchard foi o primeiro a realizar os tratamentos dos pacientes em cadeiras odontológicas. Isso porque, anteriormente, os pacientes eram tratados no chão.
Assim, a primeira cadeira odontológica da história surgiu na década de 1790. Ela era feita em madeira e era acolchoada apenas nos apoios da cabeça e dos braços.
Obturação Odontológica
O médico também foi o pioneiro na utilização de materiais de obturação para o tratamento da cárie. A obturação dentária consiste no procedimento de bloqueio de um orifício que esteja em um dente.
É comum que essa técnica seja utilizada para o tratamento da cárie, uma vez que essa doença provoca o desenvolvimento de lesões profundas e escurecidas.
Se elas não forem tratadas, podem atingir o dente de forma profunda, causando até mesmo a sua queda.
Extração Dentária
Antes de Fauchard, o exercício odontológico se resumia a procedimentos de extração dentária. Como já dito anteriormente, muitos deles eram realizados de forma irresponsável por falsos profissionais.
Contudo, o médico trouxe inovações até mesmo para essa área. Assim, ele desenvolveu cerca de cinco instrumentos que ajudavam no procedimento de extração dos dentes.
Dentaduras
As dentaduras esculpidas por Fauchard eram feitas em osso ou marfim. Após posicionadas, elas eram presas na boca do paciente com fios pivôs, que eram anexadas aos dentes remanescentes.
Além disso, Fauchard foi essencial para o avanço de diversos aspectos da odontologia, como:
- Desenvolvimento da broca odontológica;
- Avanços na técnica de tratamento de canal;
- Desenvolvimento de métodos de fixação de dentes postiços;
- Introdução da utilização de aparelhos odontológicos para a correção de dentes desalinhados.
Contudo, a principal contribuição de Fauchard para a odontologia moderna foi a escrita do livro “Le Chirurgien Dentiste” (“O Cirurgião Dentista”), no ano de 1728.
Nele, Pierre Fauchard realiza descrições da anatomia da boca, de suas funções básicas e dos principais sintomas de algumas patologias orais. Além disso, ele também relata métodos para a realização de tratamentos restaurativos, ortodônticos ou que necessitem da extração dos dentes.