Entenda tudo sobre essa substância antibacteriana utilizada na odontologia
Você conhece a claritromicina? A substância pode ser facilmente encontrada nas farmácias, na forma oral ou injetável.
O uso oral ocorre por meio de comprimidos, que geralmente possuem entre 250 e 500 mg. Já a administração da claritromicina em sua forma injetável ocorre por meio de uma solução formada por água e pó.
Claritromicina é uma substância antibacteriana indicada para o tratamento de infecções das vias aéreas superiores e inferiores e também de infecções de pele e tecidos moles.
Como a claritromicina é utilizada na odontologia?
Por possuir alta propriedade antibacteriana, a claritromicina na odontologia é utilizada principalmente no combate de anomalias provocadas por contaminações.
Entre essas contaminações, é possível citar a doença periodontal. Trata-se de uma patologia que ataca da gengiva até o osso alveolar e pode ser dividida em três fases, da mais leve até a mais grave. São elas:
- Gengivite – apresenta sinais mais brandos da doença, como gengiva inchada e vermelhidão;
- Periodontite – os sinais começam a ficar mais fortes e o acometido pode apresentar dentes moles ou pouco firmes na arcada dentária;
- Periodontite avançada – trata-se de uma situação bastante grave, onde o paciente, além de apresentar todos os sintomas anteriores, pode sofrer com quedas de dentes.
A periodontite é causada majoritariamente por bactérias que se acumulam e se desenvolvem na boca por conta da falta de higienização adequada. Portanto, as doenças são evitáveis.
Entretanto, quando o paciente já apresenta os sintomas e a doença já está bastante desenvolvida, é possível que seja realizado um tratamento à base de claritromicina.
A substância pode combater as bactérias maléficas presentes nos tecidos moles, proporcionando uma notável melhora no quadro da doença.
Como se prevenir contra doenças periodontais
Quando falamos das doenças periodontais, a melhor forma de prevenção é a higienização bucal bem feita. Assim, algumas dicas podem te ajudar nesse processo, como por exemplo:
- Comprar escovas macias! Elas são as melhores para higienizar os dentes e não irritam as nossas gengivas;
- Sempre utilizar o fio dental e enxaguante. Torne-os os seus melhores amigos! Não existe um bom cuidado bucal sem esses dois itens, por isso, os mantenha sempre por perto. Entretanto, é bom lembrar que estes itens não substituem a escovação e servem para complementá-la;
- Tenha um kit de higiene sempre com você! O kit permite que você possa higienizar os dentes sempre que necessário e em qualquer lugar. Assim você evita imprevistos e não negligência a higiene bucal de maneira nenhuma;
- Não exagere na escovação! O recomendado é que se escove três vezes ao dia. Se você fizer muitas refeições durante o dia, o melhor caminho é enxaguar a boca após cada refeição e usar o fio dental para limpar entre os dentes quando necessário. Como dissemos anteriormente, o exagero pode acabar irritam as gengivas, o que favorece o surgimento da doença periodontal.
Por fim e não menos importante, sempre consulte o seu dentista de confiança. Ele pode verificar como anda a sua escovação e observar possíveis anomalias bucais ainda não identificadas pelos pacientes.
Além disso, em caso de doença periodontal, ele pode elaborar a melhor estratégia para solucionar o problema, através de uma raspagem periodontal e administração de claritromicina.