Muito utilizado como inibidor de desconfortos, atua em diferentes áreas da saúde
Ao menor sinal de desconforto, é comum querermos tomar logo um remedinho para aliviar os sintomas de dor. Você provavelmente já fez uso do Etoricoxibe.
Principalmente em idosos, o Etoricoxibe deve estar sempre acompanhado de uma supervisão médica apropriada evitando o desenvolvimento de maiores problemas.
Etoricoxibe é um fármaco inibidor seletivo, indicado para o tratamento agudo e crônico, auxiliando ainda no alivio de dores e incômodos muitas vezes causados por infeções.
Principais Propriedades do Etoricoxibe
Conhecido por ser um fármaco anti-inflamatório não-esteroidal, tem sua atuação realizada por meio da inibição seletiva de enzimas.
O medicamento é absorvido pelo organismo de forma rápida e de modo quase completo, uma vez que 80% da sua dose é administrada.
Seu metabolismo é realizado em cerca de 90% no fígado. Porém, outras enzimas estão ainda envolvidas em seu metabolismo em menor escala.
Para Que Serve o Uso do Etoricoxibe?
De forma geral, apesar de se mostrar eficiente em diversos tratamentos quando escolhido para uso, seu principal foco se baseia então em:
- Tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite;
- Tratamento da espondilite anquilosante;
- Alívio de dor crônica e aguda;
- Tratamento da aguda dor pós-operatória moderada à grave, quando associada à cirurgias odontológicas ou também em casos de cirurgias ginecológicas abdominais.
Cada caso irá depender do estado em que o paciente se encontra e suas necessidades. Portanto, somente um profissional da saúde deverá prescrever o fármaco.
Dessa forma, a decisão se esse irá ou não ser prescrito, deve ainda levar em conta os riscos individuais de cada paciente, evitando assim outras complicações.
Quais as Contraindicações do Uso de Etoricoxibe?
Por o Etoricoxibe ser uma substância ativa, é contraindicado principalmente para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. Outros casos que devem estar sob cuidado são:
- Casos de insuficiência cardíaca congestiva (NYHA II-IV);
- Doença cardíaca isquêmica;
- Portadores de doença arterial periférica ou doença vascular cerebral estabelecida, incluindo pacientes que tenham sido submetidos recentemente à uma cirurgia de revascularização do coração ou angioplastia.
Como Deve ser Feito o Uso de Etoricoxibe?
É importante frisar que, seguir as recomendas de seu médico ou cirurgião-dentista é fundamental e não deve ser substituído por nenhum informação repassada sem propriedade.
Dessa forma, de modo geral, o recomendado é que o fármaco seja tomado uma vez ao dia, com ou sem alimentos. O médico irá então decidir a dosagem e por quanto tempo será necessário tomar este medicamento.
Reações Adversas Apresentadas pelo Etoricoxibe
Analisando a partir de diferentes características e casos, algumas reações adversas ao princípio ativo podem aparecer durante o tratamento. Porém, no geral, as principais manifestações são:
- Astenia;
- Fadiga;
- Tontura;
- Edema de membros inferiores;
- Hipertensão
- Dispepsia;
- Pirose;
- Náuseas;
- Cefaléia;
- Aumento de enzimas hepáticas.
Uso do Etoricoxibe na Odontologia
Na área odontológica, a terapia medicamentosa tem um papel importante, mantendo sempre a ênfase nos anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do Etoricoxibe.
Normalmente, o principal motivo que leva os pacientes a tomarem o primeiro passo e de fato procurarem por atendimento odontológico, é a dor.
Dessa forma, é comum que ocorra a prescrição medicamentosa dos remédios inibidores de dor e desconfortos, oferecendo maior alivio ao pacientes.