DENTISTAS

Radiografia intraoral: conheça a diferença entre as técnicas

Radiografia intraoral: conheça a diferença entre as técnicas

Confira aqui como a radiografia intraoral é realizada na área da odontologia

Dentro da área da odontologia, temos que passar por alguns exames para determinar como está a nossa saúde bucal. Um desses procedimentos é a radiografia intraoral.

Ela pode ser subdivida em: oclusal, interproximal e periapical. Mas, pode ficar tranquilo, porque neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre as técnicas da radiografia intraoral. Vamos começar?

Radiografia intraoral é toda técnica radiográfica que é realizada no interior da boca. A radiografia é um exame complementar que utiliza radiação ionizante e gera imagens.

Técnicas da Radiografia Intraoral

A radiografia intraoral, ou radiografia odontológica, como já vimos, pode ser subdividida em diferentes técnicas. Elas são:

  • Radiografia oclusal;
  • Radiografia interproximal; e
  • Radiografia periapical.

A oclusal é um exame de raio x que permite obter imagens da maxila (total, incisivos, caninos, pré-molares e molares, entre outros) e de elementos da mandíbula.

Ela tem como principal objetivo analisar casos de pacientes que sofreram perdas dentárias. Na hora de fazer a radiografia, o dentista colocará a película radiográfica entre os dentes da maxila superior e os da maxila inferior.

Desse modo, os flashs radiográficos são liberados e as imagens são feitas de forma digital. Com isso, o dentista pode conferir os resultados das imagens de forma mais complexa e aprofundada, possibilitando um diagnóstico certeiro.

A interproximal é um exame focado na coroa dentária. Ele capta até três dentes da arcada superior e inferior por imagem. Também é conhecida como RX Bite Wing. O paciente deve morder um posicionador ou uma aleta para que o exame consiga captar os dentes das duas arcadas.

Enquanto isso, a radiografia periapical é um método que auxilia a elaboração de diagnósticos, fornece maior detalhamento do que está sendo analisado. O exame assegura que o dentista trace um plano de tratamento mais minucioso, já que permite identificar diversas doenças orais.

Os níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.

O custo das radiografias variam de acordo com o local que você irá fazer o procedimento. No entanto, fique atento: alguns convênios odontológicos podem cobrir o valor parcial ou até total do exame.

Importância das Técnicas da Radiografia

Os diferentes tipos da técnica de radiografia intraoral são importantes porque:

  • Exames rápidos e práticos;
  • Procedimento não invasivo;
  • Riqueza de detalhes nas imagens que são feitas pelos raio x; e
  • Imagens digitais que podem ser projetadas nos computadores e celulares.

Preciso fazer mais exames na odontologia?

A resposta é sim: antes de realizar a radiografia, o profissional realizará outros exames. O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente.

Caso haja necessidade, o cirurgião-dentista pode pedir por exames complementares como biópsias. É aqui que a radiografia intraoral entra! Isso porque ela é considerada um exame complementar para o diagnóstico.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também