Radiografia interproximal exibe detalhes do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O raio x é um dos caminhos para se identificar doenças e facilitar o atendimento

Existem diversos tipos de radiografias odontológicas. Cada uma delas tem um objetivo e especificidade para ajudar nos diagnósticos. É por isso que a radiografia interproximal foi criada.

Nesse artigo vamos conversar sobre o que é a radiografia interproximal, suas vantagens e usos. Confira!

A radiografia interproximal é um exame focado na coroa dentária. Ele capta até três dentes da arcada superior e inferior por imagem. Também é conhecida como RX Bite Wing. O paciente deve morder um posicionador ou uma aleta para que o exame consiga captar os dentes das duas arcadas.

Quando o Bite Wings deve ser usado?

O raio x interproximal é usado, principalmente, para visualizar a saúde dos dentes posteriores – ou “dentes de trás”. Um exame clínico nesses dentes pode ser mais difícil e o bite-wings é perfeito para tirar qualquer dúvida.

Ele é ideal para identificar cáries. A cárie interproximal ou “entre os dentes”, por exemplo, é um problema sério que pode não ser visto a olho nu.

A radiografia interproximal consegue identificá-las claramente, justamente por seu foco na área. As cáries secundárias, que ficam sob próteses ou restaurações, também são identificadas com as imagens.

O dentista também consegue acompanhar qual o estado de restaurações e outros procedimentos nos dentes. Outro fator que aparece nas imagens é a crista óssea alveolar.

Ou seja, esse exame é ideal para todos os cuidados periodontais.

Quais as vantagens do radiografia interproximal?

A maior vantagem do raio x interproximal é sua imagem com dentes da arcada inferior e superior. Além disso, o foco em apenas dois ou três dentes, permite ao dentista uma visão aproximada e específica da área desejada.

Como o exame é rápido e pode ser feito em consultório, a praticidade é outro fator a ser levado em conta. Ele pode ser feito em menos de dois minutos!

Como todos os exames de raio x, ele é indolor, não invasivo e confortável para o paciente.  Não é necessário qualquer preparo especial antes de realizá-lo, então pode ser feito a qualquer momento, caso haja necessidade.

Outro fator é que o raio x interproximal digital já está disponível. Isso permite que as imagens sejam salvas nos mais diversos formatos e transferidos facilmente, caso haja necessidade.

Também é possível alterar brilho e contraste das imagens, facilitando a visualização do dentista.

Grávidas podem realizar a radiografia interproximal?

O raio x interproximal pode ser feito em gestantes caso haja necessidade. No entanto, é vital que a paciente avise com antecedência da gravidez ou, até mesmo, da suspeita de gravidez.

Os bebês não devem ser expostos a radiação. Por isso, o dentista deve fornecer um avental de chumbo para a paciente usar. Isso vai impedir de que o bebê absorva a radiação e que o exame seja feito sem maiores complicações.

Gostou do produto? Ele pode ser um bom investimento para seu consultório, tanto como diferencial quanto como facilitador de diagnósticos. A radiografia interproximal pode mudar sua relação com os pacientes de forma positiva!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.