Especialidade odontológica visa evitar a extração dentária
Atualmente, os avanços na área da odontologia permitem que sejam feitas próteses muito naturais para a substituição de dentes perdidos. Contudo, não há nada tão precioso quanto nossa arcada dentária original, não é mesmo? Por isso, os tratamentos da odontologia conservadora também são importantes.
Você sabe o que é odontologia conservadora e quais são suas principais técnicas?
Odontologia conservadora é a especialidade odontológica que visa proporcionar ao paciente tratamentos menos invasivos.
Isso significa que a especialidade procura manter a estrutura dental do paciente o mais próximo possível da original, evitando procedimentos drásticos como a extração dentária.
Desse modo, os principal objetivo do tratamento conservador é restaurar o tecido destruído, a função e a estética dentária.
Quais as principais técnicas utilizadas na odontologia conservadora?
Obturação Dentária
Os tratamentos contra a cárie dentária são umas das principais técnicas de odontologia conservadora.
A obturação no dente é necessária quando existe a perda de tecidos duros. Esses tecidos têm como finalidade proteger e amortecer os dentes a cada mastigada.
Em geral, essa perda está associada com o desenvolvimento de uma cárie nos dentes. Contudo, ela também pode acontecer devido a um desgaste ou uma fratura.
Dessa maneira, a cárie destrói a dentina e o esmalte do dente.
Após a remoção da cárie, o profissional da odontologia pode optar por colocar material de obturação na cavidade que ali ficou.
Nesses casos, os dois produtos mais usados são o amálgama de prata e a resina. O mais vantajoso é a resina, porque possui uma coloração esbranquiçada e não fica aparente. Já o amálgama, por ser prateado, ganha destaque no sorriso do paciente.
Tratamentos Endodônticos
Em casos mais graves de cárie dentária, por exemplo, se torna necessária a realização de tratamentos endodônticos.
Isso porque a ação das bactérias atinge a polpa dentária, e esse tipo de tratamento objetiva a extração dela. Outros possíveis motivos para o comprometimento da polpa são traumas ou fraturas dentárias.
Também conhecido como tratamento de canal, esse procedimento consiste no esvaziamento do dente e preenchimento com materiais de restauração.
Ainda, também é comum inserir uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e dar uma aparência natural.
Tratamentos Para o Bruxismo
Basicamente, o bruxismo é o hábito involuntário de ranger os dentes durante a noite. Essa disfunção pode ser extremamente prejudicial para os dentes, uma vez que provoca seu desgaste.
No intuito de conservar os dentes, a especialidade se utiliza de dispositivos feitos em acrílico que diminuem a intensidade do ranger e protegem os elementos da arcada dentária.
Técnicas Preventivas
Não existe melhor maneira de manter seus dentes conservados do que evitar que alguma desordem os afete, não é mesmo? Por isso, as técnicas da odontologia preventiva também fazem parte da odontologia conservadora.
Esse ramo da odontologia atua na prevenção de doenças orais. Ainda, o profissional dessa especialidade realiza procedimentos de manutenção da saúde bucal do paciente.
Outra função do profissional da prevenção odontológica é orientar o paciente em relação às melhores maneiras de cuidar de sua saúde bucal.
É importante ressaltar que, para a realização eficiente do tratamento de prevenção odontológica ou da odontologia conservadora, é necessário que o paciente faça visitas regulares ao dentista.