DENTISTAS

Pertinax é uma versão mais potente e superior da clorexidina

Pertinax é uma versão mais potente e superior da clorexidina

Altamente utilizada na odontologia, tem ainda aplicações utilizadas em outras áreas

Representando um grande avanço para a odontologia e gerando altas melhorias, o Pertinax foi desenvolvido por pesquisadores ingleses.

Utilizado principalmente em restaurações, o Pertinax foi elaborado com o objetivo de reduzir e até impedir as falhas causadas por infecções dental bacterianas.

Pertinax é conhecido como uma clorexidina reformulada, composto especialmente por substâncias ativas muito mais eficientes em comparação com a primeira versão da substância.

O que é clorexidina?

Basicamente, a clorexidina é um anti-séptico químico, que possui ações antifúngicas e bactericidas. Ele tem a capacidade de eliminar tanto bactérias positivas quanto negativas.

Possui ainda uma ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana. Ou seja, pode ser usada tanto como prevenção quanto no tratamento. Pode ser encontrada em diversos tipos:

  • Solução alcoólica: utilizada na antissepsia na pele; é curativo de acesso venoso e é utilizado em procedimentos como a passagem de cateteres, drenagem de tórax, biópsias, punção lombar;
  • Solução aquosa: utilizada principalmente para complementar procedimentos de antissepsia em recém-nascidos prematuros extremos e em cateterismo vesical;
  •  Gluconato degermante: higienização das mãos; antes de procedimentos invasivos; degermação da pele em procedimentos cirúrgicos; banho em recém-nascidos infectados;
  • Álcool em gel: higienização das mãos quando as mesmas não estiverem visivelmente sujas;
  • Álcool etílico: fixação de lâminas utilizadas em cirurgia torácica;
  • Álcool 70%: higienização umbilical; antissepsia da pele para punção venosa; coleta de sangue arterial ou venoso.

Como funciona o uso da Clorexidina?

A clorexidina age ligando-se à parede bacteriana, sendo bacteriostática em baixas concentrações e bactericida em concentrações altas. Ela atua contra:

  • Micro organismos gram-positivos e gram-negativos;
  • Anaeróbicos facultativos;
  • Aeróbicos;
  • Leveduras.

Seu uso tópico, na pele, é feito em doses em termos de gliconato de clorexidina. O produto envolve algumas especificações de uso e cuidado, são eles:

  • Aplicar nas lesões seguindo as instruções do fabricante;
  • Realizar higienização das mãos;
  • Evitar contato com os olhos e ouvidos;
  • Cuidado com roupas, a composição pode causar manchas;
  • Não deve ser usada em preparação pré-operatória da face ou pescoço;

Há ainda riscos na gravidez. É preciso que mulheres em período de amamentação evitem o uso do produto, pois não se sabe se o que será eliminado no leite.

Se tiver feito a aplicação da substância na região dos seios, o aconselhável é lavar a área com bastante água antes da amamentação.

Pertinax X Clorexidina

Diferente da clorexidina, o pertinax é uma nova tecnologia que consiste na reformulação da clorexidina, aumentando sua potencialidade, persistência e o tempo de vida ativa do produto.

Dessa forma, a clorexidina é um agente antimicrobiano totalmente comprovado. É utilizado para tratar e prevenir uma variedade de infeções. Porém, a eficácia da sua fórmula original se mantém somente por um curto período.

O pertinax, por ser uma versão de clorexidina reformulada, fornece uma proteção confiável contra a infecção por muito mais tempo do que era possível anteriormente.

Assim, criando diversas formas de novas aplicações potenciais com uma chance de tornar mais eficazes os produtos já existentes.

Pertinax na Odontologia

O principal foco do pertinax é na área da saúde bucal, uma vez que há na odontologia uma clara necessidade e uso diário de produtos antimicrobianos de ação prolongada.

Além disso, entre os benefícios do pertinax na odontologia, essa nova substância pode ainda ser incorporada aos cimentos odontológicos, reduzindo dessa forma as taxas de falhas de restaurações e peças protéticas.

Em resumo, o uso do pertinax é extremamente importante para tratar e prevenir infecções bacterianas e de fungos durante um período muito maior do que acontece normalmente.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também