Auxiliando nos processos em cirurgias de travamento e deslocamento de mandíbula, apresenta ótimos resultados
Quando falamos em luxação da articulação temporomandibular, é comum relacionarmos com a eminectomia – o procedimento que facilita o tratamento deste tipo de alteração.
Por meio do uso de instrumentos rotatórios associados ou não a escolpos, a eminectomia é bastante utilizada hoje em dia e possui resultados satisfatórios e eficácia comprovada.
Eminectomia é uma das modalidades cirúrgicas para tratamento da luxação da ATM, que consiste na remoção da eminência articular.
O Que é a Luxação da ATM?
Essa luxação ocorre quando o côndilo mandibular se desloca para fora da fossa mandibular e não consegue retornar. É comum que pacientes com essa patologia apresentem algumas manifestações clínicas.
Desse modo, as mais frequentes no caso são:
- Dificuldade de fechar a boca;
- Depressão pré-auricular;
- Sialorréia;
- Tensão dos músculos da mastigação;
- Dor severa na região articular;
- Aumento significativo da salivação;
A luxação temporomandibular pode ocorrer isoladamente ou em episódios repetitivos. Por isso, é chamada pelos nomes de luxação espontânea ou recorrente.
Em seu diagnóstico, o dentista se atenta à posição em que a mandíbula está, verifica se há estalos durante a abertura e fechamento da boca, dores na região.
Por meio de uma radiografia, confirma então o diagnóstico clínico.
Eminectomia Bilateral
Essa técnica apresenta maior eficácia na resolução de casos de deslocamentos crônicos e em casos que ocorrem recorrentemente. Por isso, é a mais utilizada atualmente.
Dessa forma, na maioria dos casos, após o tratamento os pacientes pacientes não apresentam outros episódios de luxação, uma vez que esse método alcança uma amplitude de abertura bucal satisfatória.
Além disso, a eminectomia bilateral preserva os movimentos mandibulares e dispensa o uso de material autógeno, placas ou substâncias esclerosantes.
Portanto, prova ser uma técnica eficaz nesses casos de deslocamentos crônicos e recorrentes.
Eminectomia no Tratamento da Luxação na ATM
O tratamento divide-se em, transitório, que é constituído por auto-redução e manobras de redução da luxação. E tratamento definitivo, que está dividido em tratamento conservador ou cirúrgico.
Existem diversos métodos conservadores que resultam apenas no alívio temporário dos sintomas e ainda nos primeiros episódios de crises agudas.
Os tratamentos cirúrgicos, porém, apresentam melhores resultados nas situações recorrentes. São tratamentos mais efetivos e definitivos, caso da eminectomia bilateral.
Prevenção da Luxação na Articulação Temporomandibular
Embora envolva tratamentos efetivos e de bons resultados, evitar a necessidade de processos cirúrgicos é sempre a melhor opção, certo?
Por isso, algumas medidas podem ser tomadas a fim de prevenir quaisquer descuidos que causem luxações, deslocamentos ou uma mandíbula travada.
É comum que alguns dentistas recomendem o uso de uma pequena placa ao longo do dia ou apenas durante à noite, na hora de dormir. Isso porém irá depender de cada caso.
Essa plaquinha ajuda a mandíbula se articular de uma forma que não seja prejudicial.
Embora não sejam o caminho mais eficiente, os tratamentos cirúrgicos conservadores ajudam na prevenção da reincidência do problema.
Dessa forma, algumas pessoas ficam com a mandíbula fechada por meio de fios durante certo período, possibilitando que os ligamentos fiquem mais apertados e não permitam o movimento.
Em certos casos a cirurgia pode ser necessária, e é aí que os tratamentos por meio da eminectomia entram. Ocorre uma modificação no côndilo da mandíbula, fazendo com que não fique fora do local correto.