Tumor das glândulas salivares é mais comum em indivíduos do sexo feminino
As glândulas salivares são essenciais para diversas funções do corpo humano. Elas são responsáveis pela secreção da saliva. A saliva, por sua vez, participa do início do processo de digestão e da limpeza de nossas bocas. Contudo, essas glândulas não estão livres do desenvolvimento de neoplasias, como o carcinoma de células acinares.
Conheça as principais características do carcinoma de células acinares.
Carcinoma de células acinares é uma neoplasia rara e maligna que afeta as glândulas salivares.
Características do carcinoma de células acinares
Em geral, essa neoplasia pode se manifestar em duas localidades: na região submandibular ou na glândula parótida, sendo essa a localidade de maior incidência.
Apesar de menos comum, o problema também pode acometer o palato, o seio maxilar, os lábios e a mucosa oral. Principalmente em sua região jugal, ou seja, o interior das bochechas.
Além disso, a doença é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos de idade.
Contudo, isso não significa que não possa se manifestar em crianças, sendo que essa neoplasia maligna é um dos tipos de tumores das glândulas salivares mais comuns durante a infância.
Em poucos casos, também pode se apresentar de forma bilateral.
Sintomas e tratamentos do carcinoma de células acinares
Inicialmente, esse tipo de carcinoma é assintomático. Por isso, o seu descobrimento tardio não é incomum.
Ainda, conta com crescimento lento e, em estágios mais avançados, passa a provocar dor nos pacientes.
É muito importante que o paciente recorra ao médico para a realização de exames que confirmem a presença do carcinoma de células acinares.
Quando falamos de seu tratamento, ele consiste na retirada cirúrgica do tumor.
Além disso, posteriormente à retirada, ocorrem tratamentos como a radioterapia ou a quimioterapia.
É importante se manter atento ao risco de metástase da lesão. O processo de metástase consiste na transferência, via corrente sanguínea, de uma lesão para outras regiões do corpo.
Outros tipos de Neoplasia das Glândulas Salivares
Existem alguns outros tipos de neoplasia que também podem afetas as glândulas salivares. Como exemplo, podemos citar:
- Carcinoma mucoepidermoide: esse é um tipo bastante comum de câncer de glândulas salivares. Em geral, sua localização também se dá nas parótidas. Em grande parte dos quadros clínicos, essa neoplasia se apresenta como um câncer de grau baixo. Contudo, pode acontecer de atingir o grau intermediário.
- Carcinoma adenoide cístico: esse tipo de tumor é caracterizado por, na maioria das vezes, se localizar nas glândulas parótidas. Conta com crescimento lento e, normalmente, o seu grau é considerado baixo;
- Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau (PLGA): já esse ele tipo de tumor tem seu desenvolvimento mais comum nas glândulas salivares menores. Normalmente, o grau desse tumor é considerável baixo. Além disso, as chances de recuperação dos pacientes que passam por esse tipo de câncer são altas.
Para todos os tipos de tumor nas glândulas salivares, assim como o carcinoma de células acinares, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais altas são as possibilidades de cura. Por isso, é de extrema importância que o paciente esteja com o seus exames de rotina em dia e fique atento aos sintomas.