Cárie de radiação é causada pelo tratamento oncológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é realizado o tratamento da cárie de radiação

Durante os procedimentos de radioterapia, a nossa saúde bucal é afetada. Isso por conta das radiações ionizantes que entram em contato com o nosso organismo. Um exemplo de alteração é a manifestação da cárie de radiação.

Ela precisa de um diagnóstico certeiro. Além disso, o quadro clínico do paciente precisa ser analisada para o dentista conseguir traçar um plano de tratamento para combater a cárie de radiação.

Cárie de radiação é uma lesão estrutural dentária causada pelo tratamento com a radioterapia.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a cárie de radiação.

Conhecendo um pouco mais sobre a radioterapia

A radioterapia é um tipo de tratamento oncológico. Nela, a radiação ionizante é utilizada para combater o câncer.

Além da cárie de radiação, alguns outros problemas que podem afetar a nossa boca são:

  • Dores na gengiva e na boca;
  • Boca seca (xerostomia);
  • Ardência na língua;
  • Inchaço da língua;
  • Infecções; e
  • Alterações do funcionamento das papilas gustativas.

Sintomas mais frequentes da cárie de radiação

Os sintomas mais comuns desse tipo de cárie dentária são:

  • Dores nos dentes lesionados;
  • Dores e sensibilidade dentária na hora de comer e morder;
  • Sensibilidade na gengiva perto dos dentes lesionados;
  • Tecidos dentais moles; e
  • Dentes fraturados.

Como é feito o diagnóstico da cárie de radiação?

Assim que você sentir os sintomas, você deve procurar pelo cirurgião-dentista.

Desse modo, o profissional consegue estabelecer o diagnóstico correto para depois planejar o tratamento. Mas como o diagnóstico é realizado? Ele é realizado com exames!

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca do paciente. Caso haja necessidade, o profissional pode pedir por exames complementares, como os exames radiográficos.

Melhores tratamentos

O tratamento depende do quadro clínico do paciente. Por isso, o profissional odontológico deve analisar com cuidado alguns fatores essenciais para o planejamento do tratamento.

A idade e o sexo do paciente, por exemplo, são alguns dos fatores que determinam qual é o tratamento mais indicado para o paciente.

Além disso, um fator essencial para o planejamento é o tamanho e a localização da lesão.

Como devo me prevenir?

Como vimos, a causa dessa cárie é a radioterapia. No entanto, cuidar da saúde bucal minimiza as chances da manifestação dessa lesão. Assim, para se prevenir contra esse tipo de cárie, cuide da sua higiene bucal.

Por isso, faça uma escovação adequada depois das refeições e antes de ir dormir. De preferência, utilize cremes dentais com flúor e escovas com cerdas macias.

Os cirurgiões-dentistas recomendam que você utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Além disso, cuide da sua alimentação e beba bastante água.

E marque consultas regulares ao cirurgião-dentista para a limpeza dental. Com esses cuidados básicos, você evita as lesões na boca, inclusive a cárie de radiação.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.