Zênite gengival está diretamente relacionada com a estética do sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O zênite gengival precisa de atenção especial durante os procedimentos de plástica periodontal porque ele cuida do alinhamento do sorriso

A assimetria facial é medida por alguns fatores, como a face, os lábios, as gengivas e os dentes. Dessa forma, o conjunto deles forma a harmonia do rosto. E dentro desse assunto está o zênite gengival, que abordaremos nesse artigo.

Ultimamente, está cada vez mais comum pessoas procurando por cirurgia plástica periodontal, que abrange técnicas de cirurgia gengival que têm como objetivo corrigir as disfunções nos tecidos moles e duros. E os moles, em especial, agrupam o zênite gengival.

O zênite gengival está localizado no ponto mais apical e distal do contorno da gengiva dos dentes ântero-superiores, ou seja, é constituída pelos caninos, incisivos laterais e centrais da arcada dentária de cima.

O zênite do contorno gengival dos caninos superiores está postado frequentemente em um ponto mais alto que o dos incisivos laterais e na mesma linha que os incisivos centrais. Por isso, denota um aspecto convexo, quando está associado ao plano oclusal.

Relação entre os procedimentos e o Zênite Gengival

O zênite gengival é fundamental em diversos processos para manter a estética vermelha da boca conservada.

Assim, procedimentos como confecção de próteses dentárias, de facetas ou de coroas precisam estar atentos à condição da gengiva.

Além disso, se for demandada a realização de plástica do periodonto, o dentista fará a correção do zênite gengival, deixando-o dentro dos padrões da estética periodontal. Por essa razão, será imprescindível que ele analise a altura e como a linha gengival se comporta nos dentes adjacentes.

Um problema bastante comum que é adquirido durante a vida do paciente é a retração gengival, que prejudica o zênite do contorno da gengiva.

Sobre a retração gengival

A retração gengival é caracterizada pela redução da quantidade de gengiva que cobre o dente. Em algumas ocasiões, leva à exposição da raiz. Se não for tratada corretamente, resulta na perda de dente e em outras doenças.

A principal causa é a escovação inadequada, por conta da utilização de escovas erradas ou por aplicar uma força excessiva. No entanto, uso de aparelho ortodôntico de maneira imprecisa, fatores genéticos, gengivite, medicamentos, acúmulo de tártaro e infecções também podem desencadear o problema.

Sintomas da recessão gengival

Os sintomas da recessão gengival são:

  • Sensibilidade nos dentes;
  • Dores na gengiva;
  • Sangramento;
  • Vermelhidão;
  • Mau hálito;
  • Perda dos dentes.

Tratamento da retração

Primeiramente, o dentista terá de corrigir o distúrbio que está ocasionando em retração gengival. Em seguida, em muitos casos, será colocado enxertos, um procedimento que reconstrói o tecido gengival acometido.

Existem três tipos de enxerto gengival: enxerto gengival com tecido conjuntivo, enxerto gengival livre e enxerto gengival pediculado. De modo decrescente, cada um se adéqua conforme a situação, já que a quantidade de tecido doador e receptor varia respectivamente.

Portanto, qualquer intervenção estética que o dentista busque fazer na cavidade bucal do paciente, sobretudo no periodonto, é necessário fornecer uma atenção especial para o zênite gengival, pois é ele quem denota o comportamento da linha gengival e, por consequência, do alinhamento do sorriso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.