Cirurgia plástica periodontal engloba vários procedimentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimento é usado nas correções dos defeitos da gengiva e tecido duro do osso

Diversos fatores influenciam na integridade dos tecidos periodontais (tecidos em redor do dente), levando a sua destruição. Isso pode comprometer tanto a saúde, como a harmonia do sorriso do paciente. Para evitar esse problema, muitas pessoas recorrem à cirurgia plástica periodontal.

Essa adversidade pode ser de natureza hereditária ou sequelas de periodontites, lesões de cáries profundas, extrações dentárias e até mesmo traumas que geram imperfeições na região das gengivas. Em casos mais acentuados, a única solução é a realização de uma cirurgia plástica periodontal.

A cirurgia plástica periodontal abrange um conjunto de técnicas que tem como objetivo a correção dos defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso).

Principais procedimentos

Retalho Gengival

Esse procedimento é realizado caso as bolsas periodontais do paciente possuam mais de 5 milímetros de profundidade. Normalmente, quem passa por esse procedimento são pacientes com periodontite moderada ou severa.

O periodontista realiza uma pequena incisão no tecido gengival para que seja possível separá-lo do dente.

A partir daí, é realizada uma limpeza com o uso de um aparelho ultrassônico e instrumentos manuais, para que o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas seja removida.

Gengivectomia

O intuito desse procedimento é remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o periodontista anestesia a gengiva.

Gengivoplastia

Este tipo de cirurgia periodontal é usada para corrigir pequenas imperfeições no tecido gengival saudável ao redor dos dentes, com o intuito de melhorar sua aparência.

Se a pessoa apresentar recessão gengival (afastamento da gengiva do dente), pode-se realizar uma gengivoplastia. O que também é possível é a realização de um enxerto, retirando-se tecido do palato e costurando-o no local da recessão.

Enxerto gengival

Nessa cirurgia de periodontia, os enxertos gengivais são coletados do próprio paciente e inseridos sobre as raízes dentárias que sofreram retrações.

Diversos fatores são importantes para que o resultado seja efetivo e não precise ser refeito. Apesar da complexidade desse tipo de cirurgia,  o enxerto gengival é mais comum do que as cirurgias plásticas gengivais para correção de linhas de sorriso.

Se especializando na área da periodontia?

O Brasil é estatisticamente um dos países que possui mais profissionais na área da odontologia, por isso, quem atua na área pode explorar diversas vertentes da odontologia, sendo uma delas a periodontia.

Periodontia é a especialidade da odontologia que trata das doenças da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. O periodontista realiza diagnóstico, adota ações preventivas e realiza o tratamento das alterações nesses tecidos.

Mas como o profissional pode se especializar nessa área?

Após se graduar em odontologia, e já com o registro profissional em mãos, o próximo passo para realizar a especialização na área de Periodontia é a conclusão de um curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e que possua uma carga horária mínima de 750 horas de estudo.

Essa é uma regra estabelecida pelo Conselho Federal de Odontologia.

Após a conclusão dessa etapa, o profissional ainda precisa fazer um novo registro profissional, dessa vez, como especialista em periodontia.

Assim, o dentista está apto para tratar de assuntos que englobam a periodontia e realizar cirurgia plástica periodontal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.