Xilitol é um açúcar que beneficia sua saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Por conta de suas propriedades beneficentes, o xilitol já chegou até ser comparado com o flúor

Você já deve estar cansado de ouvir que alimentos doces fazem mal aos dentes, não é mesmo? Pois fique sabendo que existe um alimento que vai na contramão desse ditado, o xilitol.

Essa substância é produzida pelo corpo humano diariamente. No entanto, o xilitol também pode ser encontrada em diversos alimentos naturais, como alface, morango, uvas, cebola, entre outros.

O xilitol é classificado como um álcool de açúcar que deriva da xilose, um monossacarídeo presente em diversas frutas e legumes.

No âmbito comercial, o nutriente é extraído de diversos tipos de casca de árvore e utilizado principalmente na fabricação de adoçantes e de chicletes.

Xilitol possui relação direta com a odontologia

Estudos indicam que esse elemento tem como propriedade o poder de inibir o crescimento da bactéria Streptococcus, o principal agente causador da cárie dentária.

Experimentos realizados apontaram que pessoas que consomem xilitol com maior frequência possuem 70% de menos chances de desenvolver a cárie.

Os benefícios do adoçante são tantos que ele já chegou até mesmo a ser comparado com o flúor. Ambos os nutrientes promovem a remineralização dental com resultados extremamente semelhantes.

Assim, profissionais resolveram implementar o açúcar xilitol em cremes dentais fluoretados. A combinação foi um sucesso, possibilitando uma maior proteção aos dentes do usuário.

Além disso, o adoçante xilitol traz uma série de benefícios para a nossa boca:

  • Estabilização dos íons cálcio e fosfato na saliva e, por essa razão, remineraliza os dentes;
  • Estabilização das cáries que já estão desenvolvidas;
  • Estimulação a formação de saliva sem aumentar a produção de ácidos na placa dentária;
  • Controle do pH do biofilme dental;
  • Controle da capacidade tamponante da saliva.

Outros benefícios do Xilitol

O gosto e a aparência desse tipo de adoçante é bastante similar ao da sacarose, que é o açúcar tradicionalmente  encontrado na maioria das casas. Porém, especialistas apontam que a substância é 40% menos calórica que o açúcar de mesa.

Por isso, é possível utilizar o xilitol para os mais diversos fins, sendo ele uma alternativa para pessoas diabéticas.

Confira alguns dos principais departamentos em que o composto é empregado:

  • Indústria farmacêutica, como em pastilhas para a garganta, xaropes e multivitamínicos;
  • Indústria alimentícia, como em sorvetes, bebidas, chicletes e balas;
  • Na medicina, para tratamento de lesões renais e controle de desordens metabólicas dos lipídios;
  • Indústria de cosméticos, na produção de perfumes, hidratantes e produtos de higiene.

Xilitol não substitui a realização de uma boa higiene bucal

Embora exista uma relação entre xilitol e saúde bucal, ele não pode cuidar da sua boca sozinho. Dessa forma, o simples consumo não substitui a realização de uma higienização completa da cavidade bucal.

Fora isso, foi comprovado que todos essas vantagens só se concretizam uma vez que a boca do indivíduo estiver limpa e sem acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

Portanto, é fundamental que você realize a escovação diariamente, sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar. E não se esqueça do fio dental, que é essencial para retirar a placa no meio dos dentes. A partir disso, o processo pode ser complementado com o consumo regulado do xilitol.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.