Visagismo na odontologia: como a técnica é aplicada

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O visagismo faz correções estéticas para buscar harmonia entre personalidade e aparência

Todos os dias novas técnicas e procedimentos estéticos surgem no mercado. Uma das mais recentes e inovadoras se chama visagismo! Esse nome estranho tem um conceito bem interessante. Vamos conhecer?

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o visagismo e sua relação com a odontologia.

Criado pelo artista plástico Philip Hallawell, o visagismo é uma técnica que busca harmonizar a imagem de uma pessoa para que demonstre a sua personalidade e o seu temperamento em sua aparência exterior.

O visagismo estuda e modifica a aparência como um todo: desde o melhor tipo de roupa e de corte de cabelo, até a harmonização do sorriso com o conhecimento e com os avanços tecnológicos da odontologia.

Para tentar exemplificar o conceito desta técnica, vamos pensar no ditado: “não julgue o livro pela capa.” A aparência nem sempre reflete sua personalidade e pode prejudicar em diversos setores da vida pessoal e profissional.

Imagine uma líder que precisa passar segurança e carisma, mas pela natureza de suas feições transmite um ar “carrancudo” e mal humorado. O visagismo pode resolver essa questão.

O visagismo na Odontologia

Aplicações do visagismo na odontologia

Depois de entender do se trata o visagismo, você deve estar se perguntando qual a sua relação com a odontologia, afinal? Mudanças na estética facial estão diretamente ligadas ao sorriso.

Em busca de uma harmonização perfeita entra personalidade e aparência, alterações e correções dos dentes e do sorriso, em muitos casos, são essenciais.

O visagismo odontológico pode ser usado por profissionais de várias especialidades, tais como: dentística, ortodontia, implantodontia e protética. Conheça alguns dos procedimentos que podem ser corrigidos.

  • Arcada com tamanho desarmônico à face;
  • Ausência de dentes;
  • Dentes curtos;
  • Dentes desalinhados;
  • Dentes escurecidos ou com manchas;
  • Dentes fraturados;
  • Dentes separados (diastema);
  • Maloclusões ou mordida “torta”;
  • Sorriso gengival.

Além disso, dentistas também podem realizar procedimentos estéticos com botóx e preenchimentos.

Como funciona o visagismo e seus resultados

Visagismo e harmonização facial

visagismo na odontologia é personalizado, e as etapas e procedimentos vão depender de cada paciente. O primeiro passo é uma análise minuciosa do profissional especializado.

Ele precisa entender a personalidade do paciente e como ela se expressa através do seu rosto. É necessário saber quais os objetivos e resultados que a pessoa espera antes de determinar o curso do tratamento.

Após as primeiras análises, para fazer um diagnóstico exato, é preciso fazer uma série de exames. Fotos intra e extrabucais, exames de radiografia, modelos de gesso das arcadas do paciente e até de vídeos em que ele apareça conversando.

Dessa forma, é possível estabelecer um planejamento do melhor tratamento para ele.

Dentre os tratamentos possíveis estão: clareamento dental, tratamento ortodôntico, colocação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental, entre outros. Tudo depende de cada caso.

Lembrando que, os resultados serão ainda melhores quando unidos a uma higiene bucal adequada, e antes de indicar a técnica, o profissional precisa se especializar.

Se unindo a odontologia, o visagismo tem como objetivo alcançar a harmonia facial e oral. Os tratamentos devem proporcionar resultados naturais, que melhoram a autoestima dos pacientes.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.