O visagismo faz correções estéticas para buscar harmonia entre personalidade e aparência
Todos os dias novas técnicas e procedimentos estéticos surgem no mercado. Uma das mais recentes e inovadoras se chama visagismo! Esse nome estranho tem um conceito bem interessante. Vamos conhecer?
Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o visagismo e sua relação com a odontologia.
Criado pelo artista plástico Philip Hallawell, o visagismo é uma técnica que busca harmonizar a imagem de uma pessoa para que demonstre a sua personalidade e o seu temperamento em sua aparência exterior.
O visagismo estuda e modifica a aparência como um todo: desde o melhor tipo de roupa e de corte de cabelo, até a harmonização do sorriso com o conhecimento e com os avanços tecnológicos da odontologia.
Para tentar exemplificar o conceito desta técnica, vamos pensar no ditado: “não julgue o livro pela capa.” A aparência nem sempre reflete sua personalidade e pode prejudicar em diversos setores da vida pessoal e profissional.
Imagine uma líder que precisa passar segurança e carisma, mas pela natureza de suas feições transmite um ar “carrancudo” e mal humorado. O visagismo pode resolver essa questão.
O visagismo na Odontologia
Depois de entender do se trata o visagismo, você deve estar se perguntando qual a sua relação com a odontologia, afinal? Mudanças na estética facial estão diretamente ligadas ao sorriso.
Em busca de uma harmonização perfeita entra personalidade e aparência, alterações e correções dos dentes e do sorriso, em muitos casos, são essenciais.
O visagismo odontológico pode ser usado por profissionais de várias especialidades, tais como: dentística, ortodontia, implantodontia e protética. Conheça alguns dos procedimentos que podem ser corrigidos.
- Arcada com tamanho desarmônico à face;
- Ausência de dentes;
- Dentes curtos;
- Dentes desalinhados;
- Dentes escurecidos ou com manchas;
- Dentes fraturados;
- Dentes separados (diastema);
- Maloclusões ou mordida “torta”;
- Sorriso gengival.
Além disso, dentistas também podem realizar procedimentos estéticos com botóx e preenchimentos.
Como funciona o visagismo e seus resultados
O visagismo na odontologia é personalizado, e as etapas e procedimentos vão depender de cada paciente. O primeiro passo é uma análise minuciosa do profissional especializado.
Ele precisa entender a personalidade do paciente e como ela se expressa através do seu rosto. É necessário saber quais os objetivos e resultados que a pessoa espera antes de determinar o curso do tratamento.
Após as primeiras análises, para fazer um diagnóstico exato, é preciso fazer uma série de exames. Fotos intra e extrabucais, exames de radiografia, modelos de gesso das arcadas do paciente e até de vídeos em que ele apareça conversando.
Dessa forma, é possível estabelecer um planejamento do melhor tratamento para ele.
Dentre os tratamentos possíveis estão: clareamento dental, tratamento ortodôntico, colocação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental, entre outros. Tudo depende de cada caso.
Lembrando que, os resultados serão ainda melhores quando unidos a uma higiene bucal adequada, e antes de indicar a técnica, o profissional precisa se especializar.
Se unindo a odontologia, o visagismo tem como objetivo alcançar a harmonia facial e oral. Os tratamentos devem proporcionar resultados naturais, que melhoram a autoestima dos pacientes.