Vergonha de ir ao dentista pode prejudicar bastante a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como superar o constrangimento e melhorar a sua saúde bucal

Ir ao dentista regularmente é essencial para a manutenção de uma boa saúde bucal. Entretanto, existem algumas pessoas que possuem vergonha de ir ao dentista.

Esse sentimento é bastante comum, mas a condição deve ser analisada e tratada o quanto antes. A vergonha de ir ao dentista pode trazer graves danos à saúde oral do paciente.

Muitas pessoas tem vergonha de ir ao dentista por apresentarem uma saúde bucal extremamente debilitada e desagradável esteticamente.

Porém, o ato de negligenciar a ajuda profissional tende apenas a trazer mais complicações para os dentes, gengivas e outras estruturas bucais do paciente.

Não tenha vergonha de ir ao dentista!

Para entender como superar a vergonha de dentista, a primeira questão que você deve pensar é que o dentista estudou e se preparou para as mais variadas situações.

Assim, o principal objetivo desses profissionais é ajudar as pessoas a recuperarem a sua saúde bucal, independentemente do estado da boca do indivíduo.

O ideal é perceber que o profissional quer apenas te ajudar da melhor maneira possível. Ele não está ali para te julgar ou expor a sua situação para outras pessoas.

Além disso, geralmente os dentistas já estão acostumados com casos mais agressivos. Eles trabalham durante anos nos consultórios odontológicos, e com certeza já observaram alguma boca em pior estado que sua.

Você deve compreender que o dentista escolheu essa profissão para a vida dele. Fora isso, caso todas as bocas fossem lindas e maravilhosas, esses profissionais não teriam ao menos uma ocupação.

Para superar esse receio em relação aos dentistas, o legal é pedir indicações para pessoas próximas, familiares ou amigos, para sentir mais confiança na hora de adentrar os consultórios odontológicos.

Importância de ir ao dentista regularmente

Ir ao dentista auxilia na manutenção e prevenção da saúde bucal. Você deve comparecer regularmente, e não somente quando existe algum problema eminente.

O profissional pode realizar um check-up, prevenir e identificar possíveis anormalidades bucais. Além disso, também é possível prevenir outros problemas de saúde.

Alguns problemas cardiovasculares estão diretamente ligados a situação de nossa boca. Estalos e dores de cabeça ainda podem ser sinais de DTM, uma disfunção bastante incômoda em nossa articulação temporomandibular.

Fora isso, uma vez que sua saúde bucal está precária, o dentista pode auxiliar na resolução do problema da melhor maneira possível.

Isso também pode ajudar o paciente a cuidar da sua autoestima, já que ele perderá a vergonha de sorrir e mostrar os seus dentes.

Assim, eliminando todos os agentes maléficos de sua cavidade bucal, a pessoa ainda pode alcançar uma melhor qualidade de vida.

Em resumo, podemos dizer que caso não existissem os problemas bucais, a profissão de dentista deixaria de existir. Eles atuam com o único intuito de beneficiar os seus pacientes, seja da maneira que for.

Portanto, deixe a vergonha de ir ao dentista de lado e vá cuidar de sua saúde bucal o quanto antes. Quando mais tempo você demorar, mais os problemas se agravam, podendo se tornar irreversíveis.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.