Vergonha dos dentes pode influenciar no aspecto social e profissional

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba o que fazer para melhorar a estética de seu sorriso

Como dizem, sorrir é o melhor remédio para qualquer coisa, não é mesmo? O problema acontece quando deixamos de realizar esta ação, muitas vezes por vergonha dos dentes.

Apesar de parecer um tanto quanto estranho para os mais sorridentes, vergonha dos dentes é um sentimento bastante recorrente entre as pessoas.

Vergonha dos dentes ocorre quando a pessoa possui dentes amarelados, escurecidos ou até mesmo alguma anomalia na arcada dentária. Essas alterações inibem o sorriso.

Além disso, o comportamento costuma refletir diretamente na conduta profissional e social do indivíduo, influenciando inclusive em sua autoestima.

Principais Causas para Vergonha dos Dentes

Geralmente, os problemas dentários estão diretamente relacionados à falta ou má higiene bucal do paciente. Com isso, ele pode desenvolver cárie, gengivites, periodontites, dentes escuros ou amarelados e até mesmo o mau hálito.

Fora isso, em algumas ocasiões o indivíduo pode sofrer com alguma anomalia que influencie no desenvolvimento de sua arcada dentária, deixando-a esteticamente desagradável.

Por fim, podemos citar traumas ou lesões bucais, que podem prejudicar a aparência do sorriso. O formato e espaçamento entre os dentes também é uma das principais queixas dos pacientes com vergonha de sorrir.

A melhor forma de evitar as alterações bucais e voltar a sorrir sem vergonha é se prevenir. Ou seja, manter uma escovação correta e diária.

De acordo com os dentistas, é necessário escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir. Também é fundamental escovar a língua.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia também é altamente recomendado. Além disso, bochechar com enxaguante bucal é uma boa.

Tratamentos para quem tem vergonha dos dentes

Agora está na hora de listarmos os principais procedimentos utilizados para deixar os dentes mais bonitos:

  • Clareamento dental – trata-se de tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor  dos dentes. Assim, ele fica mais branco e, consequentemente, esteticamente mais bonito. O principal ingrediente usado no tratamento é o oxigênio, que vem do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Existem dois tipos de clareamento: a laser e o outro caseiro. O clareamento a laser é realizado pelo dentista no consultório, com o uso de luz pulsada. Os resultados são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão. Mas, podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados desejados. Já o clareamento caseiro pode ser feito em casa com o uso de uma moldeira de silicone criada pelo dentista. Este tratamento produz ótimos resultados, porém bem mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de 2 semanas.
  • Lente de contato dental – a lente é um laminado cerâmico desenvolvido para recobrir dentes. É fino e resistente, podendo ter apenas 0,25 mm e ainda assim oferecer baixo risco à fraturas ou descolamentos. Costuma ser indicado para corrigir a forma e cor em dentes razoavelmente alinhados e em boas condições.
  • Faceta de porcelana e resina – essas facetas são próteses finas. Elas servem como materiais odontológicos estéticos que cobrem e se fixam em toda a superfície externa de um ou mais dentes. Elas se comportam como uma capa que envolve o dente e se molda para acompanhar o formato dele. Assim, elas conseguem, de forma natural, garantir um sorriso mais gracioso. A diferença é o material. Por isso, consulte um profissional de confiança para ter certeza de qual material é o melhor para o seu quadro clínico.
  • Tratamento ortodôntico – com o uso de aparelhos, os dentes ficam alinhados e encontram a posição mais adequada. Assim, o seu sorriso fica bonito e simétrico.

Converse com seu dentista!

Apesar de todos os tratamentos serem excelentes, o ideal é conversar com o seu dentista de confiança e decidir qual o mais indicado. Dessa maneira, você pode perder a vergonha dos dentes e voltar a sorrir novamente, aproveitando ao máximo os momentos com sua família e seus amigos.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.