Varizes linguais são mais comuns em pessoas idosas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais as implicações da anomalia para sua saúde

Quando pensamos em varizes, o que vem a nossa mente são pernas com riscos de tonalidade azul ou roxa. Mas aqui não iremos falar sobre esse tipo de varizes, e sim das varizes linguais.

Apesar disso, alguns estudos demonstram que pacientes com varizes nas pernas tem maior tendência a desenvolver varizes linguais. Mas afinal, o que define essa anomalia?

As varizes linguais são alterações nos vasos sanguíneos do assoalho bucal e ventre lingual. Elas ocorrem em decorrência da perda de elasticidade dos vasos, o que ocorre devido ao envelhecimento ou bloqueio interno de alguma veia.

Varizes linguais são assintomáticas

Esse tipo de varizes é mais comumente encontrado em pessoas com mais de sessenta anos, acometendo mais da metade da população com essa faixa etária.

Apesar de esteticamente desagradáveis, as varicosidades linguais  são assintomáticas e não representam dor ao portador.

Ou seja, se a pessoa não tiver um espelho em casa, ou até mesmo não prestar tanta atenção em sua boca, é capaz que ela nem perceba que possui a anomalia.

O único perigo existe quando os vasos sanguíneos se rompem, o que causa sangramento. Mas não precisa se preocupar, quadros assim são bastante raros.

As varizes também podem surgir nos lábios, assim, a mastigação pode ser comprometida. Com isso pode ser indicada uma remoção cirúrgica, mas essa situação também é bastante incomum.

Fora isso elas não apresentam qualquer risco para a saúde geral do paciente.

Diagnostico e tratamento

Para diagnosticar o problema, o cirurgião-dentista precisa realizar um procedimento chamado Vitropressão.

A técnica que consiste em pressionar a região arroxeada com uma placa de vidro, fazendo com que ela desapareça temporariamente. O intuito é observar a cor da lesão quando ela é privada de sangue.

No entanto, por não apresentarem riscos para a saúde geral ou bucal do paciente e nem sintomas, as varizes não exigem tratamento específico.

A remoção cirúrgica fica a critério clínico, e é indicada comprometimento estético (como varizes nos lábios) ou quando há sangramentos por conta do rompimento de alguma veia.

Saúde bucal dos idosos

Manter a saúde bucal do idoso não consiste apenas na preservação dos dentes em seu estado natural. Ela se refere também à constante manutenção da saúde da boca em busca de uma maior qualidade de vida.

Existem alguns problemas que têm maior incidência entre os idosos, como:

  • Cáries, que são frutos do acúmulo de bactérias e geram dor e desconforto;
  • Doenças da gengiva, também fruto do acúmulo de placa bacteriana;
  • Diminuição da sensibilidade da gustativa, natural do envelhecimento. Ela pode gerar exagero de substâncias prejudiciais à saúde bucal, como sal e açúcar.
  • Perda de tonicidade da língua;
  • Retração gengival;
  • Perdas dentárias;
  • Lesões na boca;
  • Inflamações ou infecções;
  • Problemas decorrentes de próteses velhas ou mal-adaptadas.

A prevenção e o tratamento desses problemas são essenciais para evitar complicações bucais em pessoas na terceira idade.

Agora você já conhece um pouco mais sobre as varizes linguais e outros problemas relacionados a pessoas com uma faixa etária mais avançada. O bom é ficar sempre esperto para possíveis alterações bucais, assim, você pode tratá-las o quanto antes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.