Descubra quais as implicações da anomalia para sua saúde
Quando pensamos em varizes, o que vem a nossa mente são pernas com riscos de tonalidade azul ou roxa. Mas aqui não iremos falar sobre esse tipo de varizes, e sim das varizes linguais.
Apesar disso, alguns estudos demonstram que pacientes com varizes nas pernas tem maior tendência a desenvolver varizes linguais. Mas afinal, o que define essa anomalia?
As varizes linguais são alterações nos vasos sanguíneos do assoalho bucal e ventre lingual. Elas ocorrem em decorrência da perda de elasticidade dos vasos, o que ocorre devido ao envelhecimento ou bloqueio interno de alguma veia.
Varizes linguais são assintomáticas
Esse tipo de varizes é mais comumente encontrado em pessoas com mais de sessenta anos, acometendo mais da metade da população com essa faixa etária.
Apesar de esteticamente desagradáveis, as varicosidades linguais são assintomáticas e não representam dor ao portador.
Ou seja, se a pessoa não tiver um espelho em casa, ou até mesmo não prestar tanta atenção em sua boca, é capaz que ela nem perceba que possui a anomalia.
O único perigo existe quando os vasos sanguíneos se rompem, o que causa sangramento. Mas não precisa se preocupar, quadros assim são bastante raros.
As varizes também podem surgir nos lábios, assim, a mastigação pode ser comprometida. Com isso pode ser indicada uma remoção cirúrgica, mas essa situação também é bastante incomum.
Fora isso elas não apresentam qualquer risco para a saúde geral do paciente.
Diagnostico e tratamento
Para diagnosticar o problema, o cirurgião-dentista precisa realizar um procedimento chamado Vitropressão.
A técnica que consiste em pressionar a região arroxeada com uma placa de vidro, fazendo com que ela desapareça temporariamente. O intuito é observar a cor da lesão quando ela é privada de sangue.
No entanto, por não apresentarem riscos para a saúde geral ou bucal do paciente e nem sintomas, as varizes não exigem tratamento específico.
A remoção cirúrgica fica a critério clínico, e é indicada comprometimento estético (como varizes nos lábios) ou quando há sangramentos por conta do rompimento de alguma veia.
Saúde bucal dos idosos
Manter a saúde bucal do idoso não consiste apenas na preservação dos dentes em seu estado natural. Ela se refere também à constante manutenção da saúde da boca em busca de uma maior qualidade de vida.
Existem alguns problemas que têm maior incidência entre os idosos, como:
- Cáries, que são frutos do acúmulo de bactérias e geram dor e desconforto;
- Doenças da gengiva, também fruto do acúmulo de placa bacteriana;
- Diminuição da sensibilidade da gustativa, natural do envelhecimento. Ela pode gerar exagero de substâncias prejudiciais à saúde bucal, como sal e açúcar.
- Perda de tonicidade da língua;
- Retração gengival;
- Perdas dentárias;
- Lesões na boca;
- Inflamações ou infecções;
- Problemas decorrentes de próteses velhas ou mal-adaptadas.
A prevenção e o tratamento desses problemas são essenciais para evitar complicações bucais em pessoas na terceira idade.
Agora você já conhece um pouco mais sobre as varizes linguais e outros problemas relacionados a pessoas com uma faixa etária mais avançada. O bom é ficar sempre esperto para possíveis alterações bucais, assim, você pode tratá-las o quanto antes.