Tylenol ajuda o paciente a inibir incômodos bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O medicamento tem preço acessível e pode ser encontrado em qualquer farmácia

Quem já passou por algum tipo de cirurgia bucal sabe que o pós-operatório costuma gerar muitas dores e incômodos. Por isso, pode ser que o profissional recomende que você tome alguns comprimidos de tylenol para aliviar esses sintomas.

No entanto, apesar da medicação ser considerada segura e altamente recomendada nesses casos, o paciente não deve fazer uso indiscriminado e irresponsável do tylenol. O ideal é consultar o seu dentista de confiança sempre que o desconforto persistir.

O tylenol é um analgésico utilizado principalmente na contenção de dores e febre. Ele atua diretamente em nosso sistema nervoso, inibindo a produção das substâncias responsáveis pela dor. Assim, nosso organismo não toma conhecimento da sensação.

Relação do Tylenol com a odontologia

Como dissemos, o tylenol na odontologia é recomendado principalmente quando o paciente sofre alguma disfunção na cavidade bucal.

Esses incômodos possuem diversas causas. Eles podem surgir após a realização de um procedimento cirúrgico ou ser decorrente de algum distúrbio na boca do paciente, como cárie ou gengivite.

Contudo, antes de tomar qualquer providência, é fundamental que você consulte o seu dentista. Esse remédio, que é à base de paracetamol, não precisa de receita para ser adquirido. Isso não significa que você deve se automedicar sem o devido acompanhamento profissional.

É possível que a automedicação irresponsável agrave o problema, dificultando ainda mais o tratamento.

Existem algumas contraindicações para o uso da substância:

Também é válido lembrar que assim como qualquer outro medicamento, não é recomendado que o tylenol seja ingerido em conjunto com alguma bebida alcoólica, já que pode prejudicar o corpo.

Como usar o Tylenol?

Essa substância pode ser encontrada tanto na forma de comprimidos quanto em gotas. Os dois modelos facilitam muito a ingestão.

A dosagem depende bastante do peso e da idade da pessoa. Entretanto, pode variar de acordo com a gravidade do caso e do tipo de tratamento a ser realizado.

É comum ocorrências de pacientes que consomem uma dose maior que a indicada, imaginando que o alívio da dor será maior. Mas isso, na verdade, causa sérios problemas de saúde.

Por essa razão, fármacos que contenham paracetamol em sua fórmula devem ser evitados durante a administração do tylenol, pois configuraria superdosagem.

A superdosagem ocasiona em lesões severas no fígado do paciente, que provocam:

  • Anorexia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Sudorese intensa;
  • Palidez;
  • Mal-estar geral.

Dessa forma, o melhor a se fazer é procurar um centro de controle de intoxicação imediatamente. O rápido apoio médico é importantíssimo nessas ocasiões.

Outras indicações do Tylenol

Além dos usos do tylenol na odontologia já citados anteriormente, o medicamento ainda é utilizado para diversas outras finalidades:

  • Dores associadas a resfriados comuns;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor nas costas;
  • Dores musculares nas mais diversas partes do corpo;
  • Alguns incômodos leves relacionados com artrites e cólicas menstruais.

Agora que você já sabe como o tylenol funciona e quais são seus benefícios para odontologia, utilize-o corretamente para obter seus benefícios, sem trazer riscos à sua saúde!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.