O medicamento tem preço acessível e pode ser encontrado em qualquer farmácia
Quem já passou por algum tipo de cirurgia bucal sabe que o pós-operatório costuma gerar muitas dores e incômodos. Por isso, pode ser que o profissional recomende que você tome alguns comprimidos de tylenol para aliviar esses sintomas.
No entanto, apesar da medicação ser considerada segura e altamente recomendada nesses casos, o paciente não deve fazer uso indiscriminado e irresponsável do tylenol. O ideal é consultar o seu dentista de confiança sempre que o desconforto persistir.
O tylenol é um analgésico utilizado principalmente na contenção de dores e febre. Ele atua diretamente em nosso sistema nervoso, inibindo a produção das substâncias responsáveis pela dor. Assim, nosso organismo não toma conhecimento da sensação.
Relação do Tylenol com a odontologia
Como dissemos, o tylenol na odontologia é recomendado principalmente quando o paciente sofre alguma disfunção na cavidade bucal.
Esses incômodos possuem diversas causas. Eles podem surgir após a realização de um procedimento cirúrgico ou ser decorrente de algum distúrbio na boca do paciente, como cárie ou gengivite.
Contudo, antes de tomar qualquer providência, é fundamental que você consulte o seu dentista. Esse remédio, que é à base de paracetamol, não precisa de receita para ser adquirido. Isso não significa que você deve se automedicar sem o devido acompanhamento profissional.
É possível que a automedicação irresponsável agrave o problema, dificultando ainda mais o tratamento.
Existem algumas contraindicações para o uso da substância:
- Grávidas;
- Crianças menores de 12 anos de idade;
- Alérgicos ao paracetamol ou qualquer componente da fórmula do tylenol;
- Pacientes com problema no fígado;
- Idosos.
Também é válido lembrar que assim como qualquer outro medicamento, não é recomendado que o tylenol seja ingerido em conjunto com alguma bebida alcoólica, já que pode prejudicar o corpo.
Como usar o Tylenol?
Essa substância pode ser encontrada tanto na forma de comprimidos quanto em gotas. Os dois modelos facilitam muito a ingestão.
A dosagem depende bastante do peso e da idade da pessoa. Entretanto, pode variar de acordo com a gravidade do caso e do tipo de tratamento a ser realizado.
É comum ocorrências de pacientes que consomem uma dose maior que a indicada, imaginando que o alívio da dor será maior. Mas isso, na verdade, causa sérios problemas de saúde.
Por essa razão, fármacos que contenham paracetamol em sua fórmula devem ser evitados durante a administração do tylenol, pois configuraria superdosagem.
A superdosagem ocasiona em lesões severas no fígado do paciente, que provocam:
- Anorexia;
- Náusea;
- Vômito;
- Sudorese intensa;
- Palidez;
- Mal-estar geral.
Dessa forma, o melhor a se fazer é procurar um centro de controle de intoxicação imediatamente. O rápido apoio médico é importantíssimo nessas ocasiões.
Outras indicações do Tylenol
Além dos usos do tylenol na odontologia já citados anteriormente, o medicamento ainda é utilizado para diversas outras finalidades:
- Dores associadas a resfriados comuns;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor nas costas;
- Dores musculares nas mais diversas partes do corpo;
- Alguns incômodos leves relacionados com artrites e cólicas menstruais.
Agora que você já sabe como o tylenol funciona e quais são seus benefícios para odontologia, utilize-o corretamente para obter seus benefícios, sem trazer riscos à sua saúde!