DENTISTAS

Tubos ortodônticos fazem parte da estrutura do aparelho dentário

Tubos ortodônticos fazem parte da estrutura do aparelho dentário

Tubos ortodônticos servem para prender a parte final do aparelho

Os aparelhos ortodônticos são essenciais para a manutenção do sorriso. Mas, para que cumpram seu papel de maneira adequada, é preciso que todas as suas estruturas estejam funcionando em harmonia, como os tubos ortodônticos.

Quando se trata de conhecer a estrutura do aparelho dentário, todo mundo sabe o que são os braquetes, as pequenas peças metálicas são coladas em cada dentes. Mas você sabe o que são e para que servem os tubos ortodônticos?

Os tubos ortodônticos são acessórios instalados nos molares, ondo ocorre a mastigação dos alimentos. Eles podem ser colocados diretamente nos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas, que são anéis metálicos instalados em volta do molar.

Pra que servem os tubos ortodônticos?

Mas você sabe para que serve o tubo do aparelho?

Na verdade, os tubos possuem função muito semelhante ao braquete, só que são usados para prender a parte final do aparelho ortodôntico nos dentes molares.

Normalmente, o tubo soldado sobre as bandas ortodônticas garante maior resistência à mastigação, já que não está apenas colado no dente, mas preso a anéis que circundam o molar.

Por outro lado, os tubos soldados sobre as bandas podem dificultar a higiene, retendo mais placa bacteriana. Além disso, eles também correm o risco de se soltarem ou amassarem quando o paciente consumir alimentos duros ou pegajosos.

O que fazer se o tubo descolar?

O tubo do meu aparelho soltou, e agora?

É possível que os tubos ortodônticos se soltem dos dentes, especialmente se forem colados diretamente sobre eles.

Se o tubo do seu aparelho ortodôntico estiver solto, por estar localizado nos molares, ele pode machucar a gengiva ou a bochecha na hora da mastigação. Portanto, caso descole, é preciso procurar o dentista para que realize, novamente, a colagem de tubos ortodônticos.

Quais são as outras estruturas que compõem o aparelho ortodôntico?

Sem contar os tubos, existem outros acessórios ortodônticos fundamentais para o bom funcionamento do aparelho. São eles:

  • Braquete: é a peça mais importante do aparelho, pois é responsável por fixar o fio ortodôntico. São colados na superfície dos dentes com resina composta;
  • Bandas: tratam-se de um anel metálico que é instalado em volta do dente a fim de segurar o tubo ortodôntico;
  • Elástico ortodôntico: tem a função de auxiliar no movimento dentário e proporcionar mais eficiência ao tratamento ortodôntico. Geralmente, é usado na correção de mordidas abertas, de dentes cruzado e para melhorar o encaixe das arcadas dentárias superior e inferior;
  • Fio ortodôntico: é responsável por gerar força sobre o dente, levando à movimentação dentária. Pode ter várias formas, calibres e ser feito com diversos materiais, como aço, níquel, metais misturados, etc.

Se todos as estruturas do aparelho estiverem funcionando corretamente, o tratamento será eficaz. Contudo, é importante tomar cuidado porque todas essas estrutura são frágeis e, se danificadas, podem atrasar o seu tratamento.

Portanto, sob qualquer circunstância atípica, como a quebra de peças ou descolamento dos tubos ortodônticos, seu ortodontista deve ser consultado para efetuar a manutenção e prosseguir com o tratamento.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também