O que devo saber antes de trocar de dentista? Confira aqui!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Está precisando trocar de dentista e não sabe como deve agir? Entenda os pontos importantes aqui!

A procura por um dentista pode ser motivada por diversos fatores. Afinal, atualmente existem várias possibilidades de tratamentos odontológicos. Todavia, o que é necessário saber antes de trocar de dentista?

Para começar, é válido ressaltar que não são em todos os casos que um problema com o profissional é o motivo que leva o paciente a trocar de dentista.

Sendo assim, trocar de dentista pode ser necessário por conta de diversas situações, como:

  • Transferência no trabalho;
  • Mudança de local onde vai morar;
  • Problemas com a forma de atendimento do dentista;
  • Insatisfação com a proposta e planejamento do profissional;
  • Sensação de estar sendo enrolado pelo dentista;
  • Alto custo do tratamento ou da manutenção do aparelho.

Além disso, existem duas maneiras de realizar essa mudança:

  1. Quando o dentista auxilia ou organiza a troca (forma mais recomendada);
  2. Quando o próprio paciente corre atrás da troca.

Contudo, uma das maiores dúvidas é: uso aparelho e vou mudar de cidade, posso trocar de dentista? Terei que recomeçar o tratamento?

Estas, por sua vez, são algumas questões que abordaremos neste artigo.

No entanto, se você está pensando em realizar a troca de profissional, ou irá precisar fazê-la, e deseja entender melhor como agir, te convidamos a ler nosso artigo.

O que é Importante Saber na Hora de Trocar de Dentista?

A primeiro momento, a recomendação é que o paciente saiba ao certo o que ele quer, seja pagar menos ou então ter resultados mais rapidamente.

Isso, é claro, em casos onde não está sendo cogitada a ideia de desistir do tratamento odontológico. Sendo assim, é de grande importância ter a documentação em mãos, para que o novo profissional analise e estude o caso.

É importante que o paciente esteja aberto e escute com cautela todas as recomendações do dentista. Muitas vezes a troca de profissionais vai exigir o recomeço do tratamento.

No entanto, tome muito cuidado ao procurar por um preço menor. Os tratamentos odontológicos tem custos relativamente altos, e preços muto abaixo do mercado indicam falta de qualidade.

De tal forma, a nossa recomendação é sempre procurar por um profissional qualificado, independentemente de qual seja o motivo que te levou a querer trocar de dentista.

E se o Paciente Estiver Realizando um Tratamento Ortodôntico?

Este talvez seja o maior questionamento dos pacientes quando é necessário mudar de profissional – uma vez que já foi iniciado o tratamento ortodôntico.

E a dúvida se torna ainda maior se for o caso de estar sendo utilizado o aparelho fixo para corrigir algum problema na arcada dentária.

Contudo, desde já afirmamos que sim, é possível trocar de dentista mesmo durante o tratamento.

Mas a dúvida que resta então é: posso tirar o aparelho com outro dentista?

No entanto, se a dúvida for quanto ao encerramento do tratamento, a resposta é que isso não é o que acontece em todos os casos.

Afinal, ao trocar de trocar de ortodontista, é necessário que o novo profissional analise tudo o que foi feito e todas as medidas tomadas pelo antecessor, desde o planejamento até a colagem do aparelho.

De tal forma, se o novo profissional discordar de alguma atitude que foi tomada no tratamento, ele irá remover o aparelho e realizar uma nova documentação e novo planejamento.

Apesar de não ser uma situação que os pacientes gostam, principalmente por ter que pagar de novo o começo do tratamento, tal atitude é de grande importância para alcançar o melhor resultado possível.

E o principal beneficiado é o paciente.

No entanto, também existem casos onde o novo dentista decide não retirar o aparelho e prosseguir com o tratamento.

A primeiro momento essa é uma atitude que agrada o paciente por não ter que pagar tudo novamente.

Contudo, se o dentista não estudar o planejamento e o caso minuciosamente, as chances de o tratamento fracassar são grandes, bem como as de utilizar o aparelho por mais tempo.

Por isso, é de grande importância que seja escolhido um bom profissional.

Importância da Documentação Odontológica

Como citamos anteriormente, a documentação odontológica é um fator muito importante na hora de realizar a troca de dentista.

Afinal, é por meio dela que o novo profissional poderá entender o que está sendo corrigido por meio do tratamento e qual é a forma de agir que deve ser tomada dependendo do quadro do paciente.

Em casos onde o dentista indica um novo consultório ao paciente, normalmente ele realizará o envio dos arquivos.

Todavia, se este não for o caso, o aconselhado é que seja feito o pedido para o profissional entregar os documentos.

E não se esqueça de que eles devem ser levados logo na primeira consulta.

Devemos pontuar que a documentação é do paciente, e pode ser pedida à qualquer momento.

Agora, se você realmente deseja trocar de dentista, não se esqueça de procurar primeiro por um profissional qualificado. Afinal, ele será o responsável por te proporcionar um sorriso perfeito!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!