Tratamento térmico modifica propriedades dos materiais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação do tratamento térmico com a área da odontologia

Dentro da área da odontologia, os profissionais sempre buscam por alternativas para melhorar a rotina de trabalho, bem como os atendimentos. A aplicação do tratamento térmico é um exemplo disso.

Essa aplicação é promovida principalmente nas áreas da endodontia e ortodontia. Mas, afinal, o que é o tratamento térmico?

O tratamento térmico é uma técnica utilizada para mudar as propriedades físicas e mecânicas de fios ortodônticos e fios e instrumentos endodônticos.

Se você ficou interessado pelo assunto, fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tratamento térmico na odontologia. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre as áreas da odontologia

Como já vimos, a técnica térmica é utilizada principalmente nas áreas da endodontia e da ortodontia. Por isso, vamos descobrir mais sobre esses ramos profissionalizantes?

Endodontia é a área da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, dos tecidos periapicais e do sistema de canais radiculares.

Os profissionais da área, chamados de endodontistas, indicam o tratamento endodôntico em casos de:

  • Cárie;
  • Fraturas dentárias;
  • Trauma dentário ou ortodôntico;
  • Lesões endo-periodontais; e
  • Necessidades protéticas e outras doenças.

Enquanto isso, a ortodontia é a área da odontologia que é responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares.

Desse modo, os ortodontistas, profissionais da área, acompanham e verificam alterações e má formação na arcada dentária. Os profissionais indicam o tratamento ortodôntico para os seguintes casos:

  • Sobremordida: acontece quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores quase que por completo. As consequências principais são problemas de mastigação e sorriso desarmonioso;
  • Mordida cruzada: acontece quando a arcada superior não fica à frente da arcada inferior, como deveria estar;
  • Mordida aberta: ocorre quando o espaço entre a arcada superior e a arcada inferior não é preenchido;
  • Apinhamento: ocorre quando os dentes erupcionam sobrepostos uns aos outros. Isso causa problemas mastigatórios e estéticos;
  • Diastema: ocorre quando os dentes apresentam espaços não preenchidos entre eles; e
  • Desvio da linha mediana: acontece quando o centro da arcada dentária superior não está alinhado com o centro da arcada dentária inferior.

Bom, agora que já conhecemos sobre as áreas que mais aplicam a técnica térmica, vamos finalmente entender ela.

Quando o tratamento térmico é utilizado?

A técnica térmica utiliza temperaturas altas e baixas. Mas por que isso?

Bom, a resposta é simples: com o aquecimento e resfriamento de materiais e instrumentos odontológicos, é possível mudar as propriedades físicas e mecânicas dos mesmos. Desse modo, o efeito do tratamento térmico permite:

  • Flexibilidade;
  • Resistência;
  • Estabilidade;
  • Durabilidade; e
  • Força.

O tratamento térmico nos fios ortodônticos, por exemplo, é realizado quando os fios são de aço inoxidável.

E a técnica térmica possibilita maior resistência ao tempo e à modificações transversais. Além disso, quando os fios ortodônticos são submetidos à tração, eles garantem a firmeza do material.

Agora que você já conhece sobre o assunto, que tal marcar uma consulta com o ortodontista ou endodontista de confiança?

Assim, você pode descobrir mais sobre o tratamento térmico e como ele impacta no seu quadro clínico.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.