Confira aqui a relação do tratamento térmico com a área da odontologia
Dentro da área da odontologia, os profissionais sempre buscam por alternativas para melhorar a rotina de trabalho, bem como os atendimentos. A aplicação do tratamento térmico é um exemplo disso.
Essa aplicação é promovida principalmente nas áreas da endodontia e ortodontia. Mas, afinal, o que é o tratamento térmico?
O tratamento térmico é uma técnica utilizada para mudar as propriedades físicas e mecânicas de fios ortodônticos e fios e instrumentos endodônticos.
Se você ficou interessado pelo assunto, fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tratamento térmico na odontologia. Vamos começar?
Conhecendo mais sobre as áreas da odontologia
Como já vimos, a técnica térmica é utilizada principalmente nas áreas da endodontia e da ortodontia. Por isso, vamos descobrir mais sobre esses ramos profissionalizantes?
Endodontia é a área da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, dos tecidos periapicais e do sistema de canais radiculares.
Os profissionais da área, chamados de endodontistas, indicam o tratamento endodôntico em casos de:
- Cárie;
- Fraturas dentárias;
- Trauma dentário ou ortodôntico;
- Lesões endo-periodontais; e
- Necessidades protéticas e outras doenças.
Enquanto isso, a ortodontia é a área da odontologia que é responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares.
Desse modo, os ortodontistas, profissionais da área, acompanham e verificam alterações e má formação na arcada dentária. Os profissionais indicam o tratamento ortodôntico para os seguintes casos:
- Sobremordida: acontece quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores quase que por completo. As consequências principais são problemas de mastigação e sorriso desarmonioso;
- Mordida cruzada: acontece quando a arcada superior não fica à frente da arcada inferior, como deveria estar;
- Mordida aberta: ocorre quando o espaço entre a arcada superior e a arcada inferior não é preenchido;
- Apinhamento: ocorre quando os dentes erupcionam sobrepostos uns aos outros. Isso causa problemas mastigatórios e estéticos;
- Diastema: ocorre quando os dentes apresentam espaços não preenchidos entre eles; e
- Desvio da linha mediana: acontece quando o centro da arcada dentária superior não está alinhado com o centro da arcada dentária inferior.
Bom, agora que já conhecemos sobre as áreas que mais aplicam a técnica térmica, vamos finalmente entender ela.
Quando o tratamento térmico é utilizado?
A técnica térmica utiliza temperaturas altas e baixas. Mas por que isso?
Bom, a resposta é simples: com o aquecimento e resfriamento de materiais e instrumentos odontológicos, é possível mudar as propriedades físicas e mecânicas dos mesmos. Desse modo, o efeito do tratamento térmico permite:
- Flexibilidade;
- Resistência;
- Estabilidade;
- Durabilidade; e
- Força.
O tratamento térmico nos fios ortodônticos, por exemplo, é realizado quando os fios são de aço inoxidável.
E a técnica térmica possibilita maior resistência ao tempo e à modificações transversais. Além disso, quando os fios ortodônticos são submetidos à tração, eles garantem a firmeza do material.
Agora que você já conhece sobre o assunto, que tal marcar uma consulta com o ortodontista ou endodontista de confiança?
Assim, você pode descobrir mais sobre o tratamento térmico e como ele impacta no seu quadro clínico.