Tratamento periodontal: quais os principais e sua importância?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Para cada uma das doenças do periodonto existe um tipo diferente de tratamento mais adequado

Em um outros artigos da Simpatio, já comentamos bastante sobre a doença periodontal. Esse tipo de anomalia afeta principalmente os tecidos de suporte e sustentação dos dentes e requer um tratamento periodontal adequado.

Muitos podem não saber, mas existe mais de um tipo de tratamento periodontal para diferentes tipos e causas da doença. Cabe ao cirurgião-dentista indicar então qual o mais adequado para cada caso.

O tratamento periodontal pode ser uma simples orientação e melhora da limpeza dental, uma raspagem no consultório ou, em casos mais graves, uma cirurgia odontológica.

Quais Estágios Antecedem o Tratamento Periodontal?

Existem três principais patologias que estão diretamente ligadas e pertencem à classificação de doença periodontal. Vamos explicar melhor sobre cada uma delas e quais os tratamentos indicados:

Gengivite

Esse é o estágio inicial da doença. Ela ocorre principalmente por conta do acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes.

Nessa fase, a gengiva fica vermelha e inchada, costuma sangrar durante a escovação e também durante o uso do fio dental, se tornando algo quase que frequente.

Dessa forma, por ser ainda o começa de tudo, é fundamental que nesse momento o paciente já busque ajuda de um dentista. Assim, conseguirá evitar a evolução da doença para uma periodontite.

Periodontite

O segundo estágio. Aqui a inflamação bacteriana começa a afetar de uma forma mais geral o osso de sustentação e as fibras que apoiam e dão suporte aos dentes.

O problema desse estágio é que a periodontite não é reversível. Porém, o mais comum é que o profissional cuidando do caso indique os procedimentos de higiene adequados.

Geralmente, o dentista pode recorrer nesta fase ao alisamento e raspagem para retirada do tártaro e da placa que afeta a gengiva. Além de uma limpeza completa no consultório!

Periodontite Avançada

Esse é considerado o estágio mais crítico da doença periodontal. Nesse momento o dente pode, muitas vezes, vir até mesmo a ficar mole.

Isso ocorre pois, o osso de sustentação e as fibras que são necessárias para dar sustentação aos dentes já estão completamente danificadas.

Dessa forma, esse amolecimento dos dentes, costuma fazer com a mordida do paciente sofra mudanças. Ou seja, afeta não só a estética do sorriso, mas também a saúde bucal.

Por se encontrar em uma situação muito mais séria, caso o tratamento não seja feito o mais rápido possível ou acabe não sendo eficiente, é necessário realizar a extração dos dentes afetados.

Sintomas que Indicam Necessidade de Tratamento Periodontal

Por mais que no começa não cause dores muito significativas ao paciente. Existem alguns sinais que podem indicar um bom momento para começar a procurar por tratamentos da doença periodontal:

  • Gengiva inchada, avermelhada, dolorida ou até retraída;
  • Sangramento da gengiva durante escovação e uso do fio dental;
  • Mau hálito persistente;
  • Gosto ruim na boca;
  • Dentes amolecidos ou com espaços entre eles;
  • Dores ao mastigar.

Depois deste artigo, ficou clara importância de procurar por um profissional qualificado que ofereça um bom tratamento periodontal adequado e te livre dos incômodas dessa doença?

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.