Para cada uma das doenças do periodonto existe um tipo diferente de tratamento mais adequado
Em um outros artigos da Simpatio, já comentamos bastante sobre a doença periodontal. Esse tipo de anomalia afeta principalmente os tecidos de suporte e sustentação dos dentes e requer um tratamento periodontal adequado.
Muitos podem não saber, mas existe mais de um tipo de tratamento periodontal para diferentes tipos e causas da doença. Cabe ao cirurgião-dentista indicar então qual o mais adequado para cada caso.
O tratamento periodontal pode ser uma simples orientação e melhora da limpeza dental, uma raspagem no consultório ou, em casos mais graves, uma cirurgia odontológica.
Quais Estágios Antecedem o Tratamento Periodontal?
Existem três principais patologias que estão diretamente ligadas e pertencem à classificação de doença periodontal. Vamos explicar melhor sobre cada uma delas e quais os tratamentos indicados:
Gengivite
Esse é o estágio inicial da doença. Ela ocorre principalmente por conta do acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes.
Nessa fase, a gengiva fica vermelha e inchada, costuma sangrar durante a escovação e também durante o uso do fio dental, se tornando algo quase que frequente.
Dessa forma, por ser ainda o começa de tudo, é fundamental que nesse momento o paciente já busque ajuda de um dentista. Assim, conseguirá evitar a evolução da doença para uma periodontite.
Periodontite
O segundo estágio. Aqui a inflamação bacteriana começa a afetar de uma forma mais geral o osso de sustentação e as fibras que apoiam e dão suporte aos dentes.
O problema desse estágio é que a periodontite não é reversível. Porém, o mais comum é que o profissional cuidando do caso indique os procedimentos de higiene adequados.
Geralmente, o dentista pode recorrer nesta fase ao alisamento e raspagem para retirada do tártaro e da placa que afeta a gengiva. Além de uma limpeza completa no consultório!
Periodontite Avançada
Esse é considerado o estágio mais crítico da doença periodontal. Nesse momento o dente pode, muitas vezes, vir até mesmo a ficar mole.
Isso ocorre pois, o osso de sustentação e as fibras que são necessárias para dar sustentação aos dentes já estão completamente danificadas.
Dessa forma, esse amolecimento dos dentes, costuma fazer com a mordida do paciente sofra mudanças. Ou seja, afeta não só a estética do sorriso, mas também a saúde bucal.
Por se encontrar em uma situação muito mais séria, caso o tratamento não seja feito o mais rápido possível ou acabe não sendo eficiente, é necessário realizar a extração dos dentes afetados.
Sintomas que Indicam Necessidade de Tratamento Periodontal
Por mais que no começa não cause dores muito significativas ao paciente. Existem alguns sinais que podem indicar um bom momento para começar a procurar por tratamentos da doença periodontal:
- Gengiva inchada, avermelhada, dolorida ou até retraída;
- Sangramento da gengiva durante escovação e uso do fio dental;
- Mau hálito persistente;
- Gosto ruim na boca;
- Dentes amolecidos ou com espaços entre eles;
- Dores ao mastigar.
Depois deste artigo, ficou clara importância de procurar por um profissional qualificado que ofereça um bom tratamento periodontal adequado e te livre dos incômodas dessa doença?