Transplante de medula óssea afeta a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Transplante de medula óssea tem efeitos na saúde bucal e requer acompanhamento do dentista

A medula é essencial para manter a saúde do nosso organismo. Por isso, quando ela fica doente, em alguns quadros clínicos os profissionais da saúde indicam o transplante de medula óssea.

Ele pode contornar o quadro da medula doente e a deixar sadia. No entanto, após o transplante de medula óssea, alguns efeitos pós-transplantes podem se manifestar, inclusive os que prejudicam a saúde bucal.

Transplante de medula óssea é um procedimento médico realizado para o tratamento de doenças que afetam células sanguíneas.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a odontologia em transplante de medula óssea.

E aí, vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre o Transplante de Medula Óssea

O transplante é uma alternativa de tratamento para doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia. Mas o que é a leucemia?

Bom, ela é um tipo de câncer que afeta a produção de glóbulos brancos (leucócitos), que são produzidos pela medula óssea e atuam no sistema imunológico com a função de combater microrganismos estranhos.

A doença faz com que os glóbulos brancos fiquem prematuros, deficientes e se acumulem na medula óssea.  Isso prejudica a formação de outras células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos (hemácias) e das plaquetas.

O transplante pode ser autogênico ou alogênico. O transplante autogênico significa que a medula transplantada é do próprio paciente. Enquanto isso, o transplante alogênico significa que a medula vem de um doador.

As medulas são testadas para ver a compatibilidade entre doador e paciente.

Isso para evitar quadros clínicos de rejeição. Confirmada a compatibilidade, o doador passa por uma cirurgia na qual os profissionais fazem punções e aspiram a medula.

Importante: a retirada da medula não causa nenhum dano à saúde do doador.

Para garantir a medula transplantada, o paciente primeiro precisa realizar o tratamento que ataca as células doentes. Desse modo, a medula original é destruída para o paciente finalmente receber a medula saudável do doador.

Quando a medula saudável é transplantada, o paciente começa a desenvolver células saudáveis. E, assim, a corrente sanguínea fica sadia.

Qual a Relação do Transplante Com a Odontologia?

Como já vimos, a saúde bucal do paciente transplantado de medula óssea pode ser afetada. Isso por causa dos efeitos pós-transplante que alteram o nosso organismo.

Algumas das alterações bucais mais manifestadas nesses casos são:

  • Boca seca (xerostomia);
  • Dores de dente;
  • Sensibilidade dentária: inclui sensibilidade à cremes dentais, certos alimentos e antissépticos bucais;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Perda dos dentes;
  • Inchaço da gengiva
  • Herpes labial;
  • Cárie; e
  • Lesões ou ferimentos na cavidade bucal.

Para contornar essas alterações, é essencial que o paciente que passou pelo transplante, contate o dentista de confiança. Isso porque ele planejará tratamentos específicos para o quadro clínico do paciente.

Por isso, a importância do cirurgião-dentista dentro da equipe interdisciplinar.

Assim, marque uma consulta e converse com o dentista para garantir o acompanhamento odontológico. Desse modo, você segue as orientações profissionais e evita complicações após o transplante de medula óssea.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.