Tipos de cicatrização de feridas, lesões e cirurgias na Odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são os diferentes tipos de cicatrização e como elas acontecem no nosso corpo

Existem diversos procedimentos odontológicos que são agressivos, exigindo a realização de cirurgias. Com isso, pode ser que a boca do paciente esteja sujeita a alguns tipos de cicatrização.

Os tipos de cicatrização estão diretamente relacionados à condição do doente e às respostas fornecidas por seu organismo. Trata-se de um processo dinâmico e sistêmico.

Tipos de cicatrização são classificações atribuídas ao modo como uma ferida é reparada, de acordo com a natureza da lesão. Assim, ele pode ser classificado como de primeira, segunda ou terceira intenção.

O Que é Uma Cicatrização?

Cicatrização nada mais é do que um termo utilizado para definir a reparação tecidual de nossa pele. Ela ocorre principalmente após lesões acidentais ou intervenções cirúrgicas.

No processo, o tecido lesionado é substituído por um tecido novinho em folha. A cicatrização de uma ferida engloba diversos fatores, como a regeneração de células especializadas e a formação de tecidos de granulação.

Como a Cicatrização Ocorre?

Ao identificar alguma lesão, seja ela qual for, o nosso organismo inicia um processo de proteção, visando impedir que aquela ferida se torne uma porta de entrada para microrganismos danosos à nossa saúde.

Isso é chamado de cicatrização.

É interessante pensar que nem todas as cicatrizações são iguais. Cada organismo é único e reage de uma maneira particular ao processo.

Além disso, o método de tratamento da lesão e até mesmo fatores externos podem influenciar diretamente no processo de formação da cicatriz, como por exemplo:

  • Estado nutricional e faixa etária da pessoa;
  • Existência de alguma doença crônica;
  • Tabagismo;
  • Obesidade.

Tipos de Cicatrização

Agora está na hora de falarmos sobre os tipos de cicatrização. Como citamos, eles dependem bastante da natureza da lesão, ou seja, como ela foi feita.  Assim, os tipos de cicatrização de uma ferida são:

Cicatrização de Primeira Intenção

Esta, geralmente é proporcionada a partir de uma lesão com objeto cortante. Assim, ocorre pouca perda residual e, consequentemente, baixo índice de complicações.

A principal característica da lesão que dá origem a cicatrização de primeira intenção é que ela se apresenta de maneira fechada, com notável aproximação entre as suas bordas.

Geralmente, com os cuidados necessários, o machucado fecha entre 4 e 10 dias, sendo que o resultado é uma cicatriz reta, em formato de linha.

Cicatrização de Segunda Intenção

A cicatrização de segunda intenção ocorre quando há perda considerável de tecido. Assim, é comum que as bordas da lesão não se encontrem, deixando um espaço que precisa ser preenchido com tecido o mais rápido possível.

Inicialmente, o espaço é preenchido com tecido de granulação, que posteriormente irá se revitalizar. O processo pode ser bastante extenso, durando meses.

Cicatrização de Terceira Intenção

Esta acontece quando o profissional precisa efetuar uma limpeza, retirando alguns tecidos mortos. Assim, ela também é conhecida como cicatrização de feridas cirúrgicas.

Após a limpeza, a ferida é fechada com suturas, enxertos ou retalhos. Trata-se de um dos tipos de cicatrização mais temidos pelos pacientes, uma vez que seu resultado estético é intermediário.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.