Tipos de terapia pulpar e seus principais objetivos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre as principais maneiras de realização da terapia pulpar

Diversos são os problemas que podem atingir o meio oral infantil, prejudicando bastante as estruturas dentárias das crianças. Em algumas dessas situações pode ser necessária a realização de uma terapia pulpar.

Cárie, fraturas, rachaduras e diversas outras lesões podem agredir seriamente o dente das crianças. Sendo assim, muitos profissionais recorrem à terapia pulpar como a principal tratamento.

Terapia pulpar é qualquer procedimento ou tratamento realizado em algum dente com a polpa lesionada, com o objetivo de recuperar o órgão dental.

Quando a Terapia Pulpar é recomendada?

Como qualquer outra parte da cavidade bucal, a polpa dental também pode sofrer alterações negativas. Portanto, a estrutura interna dos dentes pode inflamar e até infeccionar. Razões para a inflamação e infecção são:

  • Cárie;
  • Pulpite;
  • Traumas no tecido pulpar.

Assim, é necessário ir a um dentista de confiança para realizar o tratamento mais adequado, dependendo de cada caso específico.

Principais formas de realização da Terapia Pulpar

Existem várias maneiras de realizar um tratamento pulpar. Neste artigo, iremos destacar como são realizadas a pulpotomia, pulpectomia e o capeamento pulpar.

Pulpotomia

A pulpotomia é um procedimento extremamente comum e realizado diariamente em qualquer consultório odontológico do brasil e do mundo.

Pulpotomia consiste no método de remoção da polpa coronária de um dente lesionado quando o trauma não chega a atingir a polpa radicular. Além disso, ela pode ser indicada em casos de:

  • dente livre de pulpite radicular;
  • hemorragia no local da amputação;
  • presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular;
  • ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna;
  • radiopacidade óssea na região de furca;
  • cáries extensas.

Capeamento pulpar

Capeamento pulpar é uma técnica utilizada para proteger e possibilitar a recuperação da polpa do dente em casos de cárie dentária profunda.

Em geral, o procedimento está diretamente ligado ao surgimento de uma cárie, sendo gerado pela ação de bactérias, provocando a lesão e destruição dos tecidos duros presentes na estrutura dental.

Desse modo, quando a doença se encontra em estado avançado, ela pode atingir a polpa do dente e expor essa estrutura.

Algumas consequências possíveis são a infecção e inflamação da região, resultando em uma necrose pulpar. Assim, para evitar isso, o procedimento do capeamento possui o objetivo manter a vitalidade da polpa do dente.

Pulpectomia

A pulpectomia é um procedimento de remoção total da polpa do dente e do filete nervoso. Ela é considerada um tratamento endodôntico complexo e faz parte de uma das etapas do temido tratamento de canal.

Aspectos como o espaço afetado, o comprimento do dente, a anatomia do paciente e até mesmo os instrumentos utilizados, podem influenciar a maneira como o procedimento será realizado.

Antes de avançar para o método, o dentista necessita realizar exames radiográficos para avaliar o tamanho e a profundidade do dano.

Uma das razões para a realização desse tipo de terapia pulpar é quando o dente está em um estado avançado de deterioração. Cárie, pulpite e traumas no tecido pulpar radicular também são causas para o procedimento.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.