Obturação do canal radicular e a Técnica de McSpadden

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A Técnica de McSpadden é um procedimento criado em 1980 pelo Dr. John T. McSpadden conhecido pela condensação termomecânica de guta-percha, como manobra para a execução de obturação do canal radicular.

Foi por meio de um aprimoramento da Técnica de McSpadden que, mais tarde, em 1984, foi desenvolvida a Técnica Híbrida e Tagger, resultante também de uma preocupação no aperfeiçoamento da execução de obturações.

A Técnica de McSpadden consiste num procedimento de obturação baseado na condensação termomecânica que usa um instrumento de aço inoxidável nomeado condensador de McSpadden.

Processo de obturação

O processo de obturação dos canais radiculares caracteriza-se pelo selamento hermético, ou seja, sem que haja passagem de ar no canal radicular e em seus canais acessórios.

O sucesso desse tratamento endodôntico é um reflexo da qualidade empregada pelo profissional, de forma que utilize materiais que forneçam um processo ideal de reparo apical e periapical.

Durante o desenvolvimento da endodontia, vários foram os materiais utilizados nos procedimentos de obturação do canal radicular, na busca daquele que seria o material ideal, que promovesse um selamento eficaz, que entregasse boas propriedades biológicas e físico-químicas.

Atualmente, o material mais escolhido para a realização desse procedimento é a guta-percha associada a um cimento dentinário obturador.

As técnicas que utilizam a guta-percha podem ser divididas em três classes:

  • Técnica por condensação lateral e vertical usando a guta-percha;
  • por condensação termomecânica usando a guta-percha;
  • Técnica de obturação termoplastificada por injeções usando a guta-percha.

Como é realizada a Técnica de McSpadden?

A Técnica de McSpadden para obturação de canais classifica-se na classe de obturação por condensação termomecânica.

Ela foi idealizada afim de promover um selamento tridimensional ao sistema de canais radiculares.

Essa técnica é feita utilizando o condensador de McSpadden que gira dentro do canal radicular e é capaz de amolecer e de plastificar a guta-percha por conta do calor que é produzido pelo atrito.

Esse condensador de guta-percha é um equipamento de aço inoxidável que tem aparência similar de uma lima Hedstroem, entretanto invertida e acionada por meio de motor que leva o nome de McSpadden.

Após realizar a plastificação do material, ele é condensado em direção ao ápice. Podemos descrever a realização da técnica com os seguintes passos:

  1. Inserção prévia do cimento no canal cone principal;
  2. Inserção do cone principal com o cimento dentinário;
  3. Escolha do compactador dois números acima do instrumento memória;
  4. Com o compactador ainda parado, entrar no interior do canal;
  5. Acionar o compactador em sentido horário com o motor de baixa rotação, ou seja, sem exagero de pressão, até o terço médio;
  6. Realização da condensação vertical com calcadores de paiva.

Vantagens e Desvantagens da Técnica de McSpadden

Estudos comprovam que a Técnica de McSpadden pode ser comparada favoravelmente às técnicas de condensação lateral e à condensação vertical.

Essa técnica pode apresentar vantagens e desvantagens. Então, é possível que no decorrer do uso da técnica você encontre:

Vantagens

  • Homogeneidade da massa obturadora;
  • Consumo menor de materiais;
  • Melhor adaptação da guta-percha às paredes do canal;
  • Rapidez;

Desvantagens

  • Defeitos na guta-percha, como bolhas;
  • Sobreobturações;
  • Aquecimento de raízes;
  • Quebra dos compactadores;
  • Corte de dentina;
  • Fraturas radiculares;
  • Riscos de extravasamento do material obturador.

Como você acabou de ver, a Técnica de McSpadden possui vantagens e desvantagens em seu procedimento, cabe ao especialista identificar qual técnica será mais eficaz para cada caso.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.