PACIENTES

Tatuagem no dente é moda cada vez mais popular

Tatuagem no dente é moda cada vez mais popular

É possível tatuar os elementos da arcada dentária?

Uma borboleta, um carro ou até mesmo o rosto do seu artista favorito: a tatuagem no dente permite que você carregue o desenho que desejar dentro de sua boca!

O que para alguns pode soar surpreendente, para outros é um sonho de consumo. É por isso que a procura por tatuagem no dente vem aumentando.

A tatuagem no dente é uma nova moda! Essa versão da tatuagem chama atenção pelo modo como é realizada e também pelo local. Vamos conhecer mais alguns detalhes sobre ela?

Como é feita a tatuagem no dente?

Esse tipo de tatuagem não é feita diretamente no elemento da arcada dentária escolhido para receber o desenho. Na realidade, o desenho é impresso em uma prótese em metal e coberta por porcelana, que mascara o dente.

Essa prótese é feita em laboratório especializado após a retirada de um molde da arcada dentária do paciente. Além disso, para receber a tattoo no dente, o elemento da arcada precisa passar por uma preparação anterior.

Essa preparação consiste no desgaste do dente para que se adapte ao molde. Posteriormente, a arcada dentária recebe a impressão desejada pelo paciente. Desse modo, é possível que o paciente remova a prótese quando quiser.

Contudo, nem todos os profissionais da odontologia aprovam a prática de tatuar os dentes. Isso porque eles não recomendam a realização do desgaste dentário sem necessidade.

Outros tipos de tatuagem na boca

Além do desenho no dente, a moda de tatuar outras regiões da cavidade oral também vem crescendo.

  • Tatuagem nos lábios – apesar de rara, a tatuagem nos lábios chama a atenção pelo seu efeito natural e duradouro. Isso porque o desenho pode se manter nos lábios pelo tempo de 5 a 10 anos. Essa técnica conta com realização simples. Inicialmente, é feito o esboço da tatuagem nos lábios utilizando maquiagem. Em seguida, ocorre a aplicação de anestesia local para facilitar a realização do procedimento. Em geral, uma sessão dura entre 40 minutos e uma hora. Nos dias seguintes a sua realização, é comum que o paciente sinta dores, além de sensação de inchaço. Ainda, os lábios tendem a ressecar e a descascar. É importante ressaltar que, apesar de sua longa duração, a tatuagem nos lábios não é permanente, desaparecendo no decorrer dos anos.
  • Tatuagem na mucosa – essas tatuagens são feitas na parte interna dos lábios e, de forma mais rara, nas gengivas. Além de ser mais comum, esse tipo de tatuagem também é a mais discreta. Contudo, ela apresenta uma grande desvantagem: sua duração é curta. Dessa maneira, é preciso que seja retocada com grande frequência. Ainda, existem algumas dificuldades para a realização da tatuagem na parte interna da boca. A primeira é que a mucosa é extremamente mole. Por isso, o artista não consegue a firmeza para realizar o desenho. Esse é o motivo para o qual muitas dessas tatuagens acabam saindo um pouco tortas. A segunda dificuldade se encontra no fato de que o local tatuado é extremamente irrigado com sangue. Esse fator também aumenta a dor na hora do procedimento. Tatuar a mucosa é aumentar o risco de adquirir uma doença. Isso porque qualquer vírus, bactéria ou substância tóxica será colocada diretamente na sua corrente sanguínea.

Por isso, é necessário que o paciente procure por profissionais especializados e preparados para a realização de uma tatuagem no dente ou qualquer outra área da cavidade bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também