Conheça a tartarectomia e como ela torna a boca saudável

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Poucas pessoas sabem a importância da tartarectomia para a saúde bucal. Esse procedimento odontológico pode evitar o aparecimento de diversas doenças e ainda pode deixar os dentes com uma aparência mais polida.

Se interessou pelo procedimento de tartarectomia? Continue acompanhando para entender como funciona esse procedimento e sua importância.

A tartarectomia é o procedimento utilizado pelo dentista para remover o tártaro ou cálculo dentário e a placa bacteriana dos dentes. Esse processo é popularmente chamado de limpeza de dentes.

Qual a importância da tartarectomia?

O procedimento de tartarectomia é de suma importância para a saúde bucal, já que a placa bacteriana e o tártaro estão associados a doenças como gengivite e periodontite.

Problemas como o tártaro e a placa bacteriana são agravados pela má higienização bucal, todavia são problemas corriqueiros entre as pessoas.

O tártaro, especialmente, é um problema ainda mais resistente que a placa bacteriana, por exemplo, já que ele adere fortemente aos dentes. A simples higiene bucal cotidiana não é suficiente o remover.

A tartarectomia, então, mostra-se o principal procedimento capaz de combater o tártaro.

Alguns sintomas podem significar a presença da placa bacteriana e do tártaro:

  • Mau hálito (halitose);
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Sangramento na gengiva.

Como esse procedimento é realizado?

A tartarectomia é realizada em consultórios odontológicos e é capaz de promover uma limpeza dentária muito profunda.

No procedimento de destatarização, o dentista utiliza instrumentos específicos de uso profissional. A principal ferramenta utilizada nesse processo é o ultrassom.

O ultrassom utilizado tem como objetivo desunir o tártaro dos dentes, tornando, assim, sua remoção mais fácil.

Outro instrumento utilizado no procedimento é a cureta, utensílio que ajuda na limpeza da placa bacteriana e do tártaro.

Quando identificado a presença de tártaro infragengival (que adere a raiz do dente), o dentista realiza uma raspagem nos dentes para a remoção.

Além disso, faz um alisamento radicular para alinhar as áreas irregulares do dente, impossibilitando que o tártaro volte a aderir facilmente.

Em seguida, o dentista pode realizar o polimento dentário, responsável pelo polimento do esmalte dentário e pela remoção de manchas.

Uma limpeza dos dentes completa inclui ainda lavagem dos dentes com água pressurizada e um jato de bicarbonato de sódio, esse procedimento promove uma limpeza mais profunda, removendo a placa bacteriana.

Além disso, é possível que o dentista realize uma escovação profissional – com uma escova elétrica – e faça aplicação de flúor, responsável pelo fortalecimento e prevenção de doenças.

A tartarectomia dói?

Não. A tartarectomia é indolor, não prejudica o esmalte dos dentes ou a gengiva. No entanto, algumas pessoas com sensibilidade dentária podem sentir certo incômodo durante o procedimento.

Em outros casos, nos quais a pessoa apresenta inflamação gengival, é possível que o incômodo seja ainda maior. Assim, o dentista pode fazer uso de uma anestesia tópica, comumente em forma de pasta, nas regiões mais propensas à dor.

Quanto custa esse procedimento?

O preço da tartarectomia é equivalente aos preços de outros procedimentos odontológicos comuns.

A higienização bucal é sempre o melhor método para evitar o tártaro e a placa bacteriana.

As consultas odontológicas de rotina são importantes para identificar e evitar o seu aparecimento. Por isso, se você precisa de uma tartarectomia, consulte imediatamente seu dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.