Taça de borracha é usada na limpeza dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como a taça de borracha é usada na odontologia

Para manter um sorriso agradável e perfeito, precisamos cuidar da nossa higiene oral. Por isso, fazer a limpeza dos dentes no consultório do cirurgião-dentista é essencial. Os equipamentos usados por ele no procedimento ajudam na higienização. Um exemplo deles é a taça de borracha.

Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e explicar as funções da taça de borracha.

A taça de borracha é um instrumento odontológico utilizado nas limpezas dentais dentro do consultório. Ela impede o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Com isso, alguns problemas bucais futuros são evitados.

Conhecendo mais sobre a limpeza dental

A limpeza dental é um procedimento preventivo e comum na área odontológica. Ele evita que as bactérias e outros microorganismos se proliferem na nossa cavidade bucal.

O procedimento de profilaxia começa com uma avaliação geral da boca do paciente.

Assim, o dentista consegue entender como o paciente cuida da saúde bucal. Além disso, o profissional avalia se há a presença de placa bacteriana nos dentes.

No segundo passo, o profissional faz um ultrassom odontológico e passa um jato de bicarbonato.

O jato, além de ser lançado em alta velocidade no dente, serve para alcançar áreas de difícil acesso dentro da cavidade bucal.

O penúltimo passo é feito com instrumentos específicos para remover a placa bacteriana. Aqui, a taça de borracha é usada.

Quais são as funções da taça de borracha?

Como vimos, a limpeza no consultório utiliza diversos equipamentos. A taça é um exemplo disso e ela tem um papel fundamental.

A principal função dela é a de fazer limpezas fortes e profundas nos dentes.

Ela é usada, principalmente, nas faces de trás dos dentes. Isso porque o seu formato é parecido com as superfícies palatinas e superfícies linguais dos elementos dentais.

Assim, a margem gengival fica protegida.

As principais funções da taça são:

  • Remover o biofilme (placa bacteriana);
  • Remover o cálculo dentário (tártaro); e
  • Limpar os dentes.

Curiosidade: Enquanto a taça é usada nas faces de trás dos dentes, outro instrumento odontológico é usado em outra área dental. A escova de robinson é usada nas superfícies vestibulares e oclusais dos dentes. Ou seja, nas superfícies de mordida.

Problemas bucais evitados

Como vimos, as taças são utilizadas para a limpeza dental. Assim, alguns problemas bucais evitados são:

  • Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias;
  • Tártaro: forma endurecida da placa bacteriana que fica acumulada nos dentes;
  • Cárie: lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias;
  • Gengivite: inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes;
  • Periodontite: evolução da gengivite. É uma doença bucal agressiva que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente, como ossos e ligamentos periodontais;
  • Periodontite Avançada: forma de doença periodontal mais brutal. Ela é um processo infeccioso que atinge a gengiva, os tecidos de suporte ao redor do dente, como ossos e ligamentos periodontais;
  • Mau hálito: é o cheiro desagradável que sai da boca de uma pessoa. Também é conhecido como halitose; e
  • Perdas dentária.

Como manter os cuidados bucais?

Apesar da taça ser um instrumento usado apenas pelos profissionais no consultório, você deve manter cuidados bucais em casa.

Para te ajudar, criamos uma lista com etapas diárias importantes para a higiene bucal:

  • Escove os dentes depois das refeições e antes de dormir;
  • Escove a língua;
  • Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • Mantenha uma alimentação balanceada; e
  • Evite fumar e beber álcool em excesso.

Com essas dicas e visitas regulares para realizar a limpeza e passar a taça de borracha, você mantém um sorriso saudável e bonito.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.