Funções do sugador odontológico e maneiras de higienizar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre esse dispositivo tão importante

No começo da carreira, nem sempre os dentistas tem noção de todos os equipamentos são necessários para montar clínicas e consultórios. Por exemplo, você conhece o sugador odontológico e sua importância?

Vamos explicar alguns motivos pelos quais você deve adquirir um sugador odontológico e fugir dos mais diversos problemas dentro de seu consultório. Para começar, nada melhor do que explicar o que é este aparelho.

O sugador odontológico é um dispositivo que possui a função de sugar e expulsar excesso de saliva, sangue e outros resíduos presentes na boca do paciente durante os mais diversos procedimentos odontológicos.

Portanto, é um equipamento indispensável à qualquer dentista, em qualquer ambiente.

Sugador Odontológico e Bomba de Vácuo

Para funcionar melhor, o sugador de dentista é acoplado a um outro dispositivo, chamado de bomba de vácuo.

Ela contribui bastante para a eficácia do sugador e faz com que o campo visual na boca do paciente aumente consideravelmente durante os tratamentos. Facilitando, assim, a vida do profissional.

A verdade é que alguns sugadores mais antiquados e convencionais engasgam facilmente e podem causar grande desconforto ao paciente se não cumprirem com a função desejada.

Desse, com o uso de uma bomba de vácuo o dentista evita esse problema. Pois a eficácia de sucção não será comprometida e facilitará o trabalho do profissional.

Consequentemente, oferecerá ao seu paciente mais qualidade no atendimento.

Bombas de vácuo ainda incluem um filtro de água que retira as impurezas, separando os detritos da água e do sangue, descartando ao esgoto apenas a parte líquida. Com isso, diminui a preocupação quando o assunto entupimento surge.

Para quem não sabe, os sugadores das cadeiras odontológicas não possuem esse filtro. Logo, eles passam ao esgoto todas as impurezas dos procedimentos realizados.

Então, isso pode gerar o entupimento e a necessidade de limpeza cada vez mais frequente.

O filtro da bomba a vácuo possui fácil acesso e sua limpeza inclui apenas a retirada e a lavagem do cesto coletor de detritos. Isso traz imensa facilidade na realização dos procedimentos.

Como é a manutenção e limpeza do Sugador Odontológico?

Agora iremos aprender a realizar a higienização do sugador cirúrgico. O ideal é que o profissional utilize desinfetantes intermediários, como por exemplo:

  • Quaternário de amônio de 5ª geração misturado com Polihexanida biguanida;
  • Álcool 70%;
  • Hipoclorito de Sódio de 1%;
  • Peróxido de Hidrogênio a 0,3%.

Essas substâncias destroem bactérias vegetativas, microbactérias, a maioria dos vírus e fungos. Desse modo, elas são altamente recomendadas para a higienização de instrumentais odontológicos.

Para higienizar as mangueiras do sugador, os profissionais utilizam uma técnica chamada de arrasto. Nela, o dentista suga algum desinfetante de nível intermediário utilizando o aparelho durante 30 segundos.

O ideal é que a técnica seja realizada após o atendimento de cada paciente. Assim, complicações desnecessárias podem ser evitadas.

Para as outras partes do sugador odontológico, o ideal é passar desinfetante de nível intermediário com gaze ou papel toalha em toda a extensão. Repetindo o processo a cada novo paciente e no final dos períodos de trabalho.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!