Sucos de soja podem prejudicar a saúde dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como a bebida atua em nossa cavidade oral e como ela pode prejudicar nossa dentição

Os sucos de soja, principalmente os que são vendidos em caixinhas, são famosos por seus benefícios à saúde. Porém, você sabia que a bebida pode proporcionar problemas nos dentes?

É isso mesmo! Quando falamos em sucos de soja, todos pensam em algo bom e que pode melhorar a nossa qualidade de vida. Mas poucos sabem dos malefícios que eles podem causar aos nossos órgãos dentais.

Sucos de soja podem desgastar os nossos dentes de forma agressiva. Estudos apontam que ele pode ser tão corrosivo quanto os sucos industrializados, feitos de frutas mais ácidas, como o limão.

Sucos de Soja e Saúde Bucal

Bebidas à base de soja podem afetar a nossa dentição de duas maneiras distintas.

A primeira ocorre através de forças mecânicas, pela escovação dos dentes após o consumo da substância, provocando um atrito altamente danoso.

Já a segunda se dá por meio dos próprios nutrientes derivados contidos no suco de soja.

Apesar disso, para alguns nutricionistas, o resultado erosivo está majoritariamente ligado aos ingredientes presentes na bebida e não necessariamente a soja propriamente.

Para eles, a acidez, principal responsável pelos danos aos órgãos dentários, é produzida pela adição de açúcar ao drinque, o que aumenta consideravelmente o seu Ph.

Além disso, a maioria dos sucos de soja existentes no mercado atualmente contém uma quantidade mínima de soja, o que nos faz refletir se é realmente a soja a responsável pela erosão dentária.

Um pouco mais sobre a erosão dentária

A erosão ou desgaste dentário ocorre quando há perda do esmalte do dente. Ou seja, quando há perda de sua superfície por conta da presença de ácidos e outros nutrientes danosos na boca do paciente.

Considera-se que esse problema veio junto com a virada do último  século. Afinal, foi quando a dieta da população passou a ser mais artificial e gordurosa. Ingredientes essenciais para gerar esse tipo de desgaste.

Dentre os principais sintomas do problema, podemos observar:

  • Sensibilidade: conforme o esmalte vai se desgastando, a dentina passa a ficar exposta. E isso provoca um certo incômodo, principalmente quando consumimos alimentos gelados, pois a dentina é mais sensível;
  • Amarelamento dos dentes: por passarem a carecer de sua superfície, a dentina começa a se expor. E sua coloração é mais escura que a do esmalte dentário, tendendo mais para o amarelo. Assim, a cor dos nossos dentes tornam-se mais amareladas;
  • Dentes arredondados: os dentes ficam com um formato mais arredondado na superfície de sua borda, além de terem, agora, uma textura mais áspera;
  • Transparência: a borda do dente começa a apresentar uma transparência que não existia antes;
  • Lesões na região oclusal: na superfície de contato dos dentes, mais precisamente no sulco, passa a aparecer algumas lesões, também conhecidas como lesões em forma de taça.

Os tratamentos ocorrem principalmente através de restaurações ou até mesmo uma reabilitação oral. Muitas vezes os procedimentos podem ser combinados com uma exodontia.

O ideal é  se manter longe desse tipo de problema, evitando ao máximo o consumo de alimentos e bebidas ácidas, como é o caso dos polêmicos sucos de soja.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.