Suco de caixinha traz alguns malefícios à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Normalmente, o suco de caixinha possui uma alta dosagem de açúcar e pouco néctar de fruta

Alguns alimentos prejudicam nossa saúde bucal de diversas formas. Eles podem estimular o surgimento de cáries ou fazer com que nossos dentes fiquem amarelados. É o caso do suco de caixinha!

Às vezes, acabamos escolhendo o suco de caixinha porque acreditamos que ele é mais saudável que refrigerantes, por exemplo. No entanto, se compararmos os dois, ambos fazem mal para o nosso organismo e a nossa saúde bucal.

O suco de caixinha é aquele suco industrializado que estamos tão acostumados. Normalmente, ele possui uma alta dosagem de açúcar e pouco néctar de fruta.

Após seu consumo, é necessário esperar alguns minutos até escovar os dentes.

Em função dos açúcares, que acabam funcionando como ácidos para os dentes, esfregá-los imediatamente pode fomentar ainda mais a desmineralização deles, deteriorando o esmalte.

É importante ressaltar que nem o suco detox escapa. Embora ele auxilie no processo de funcionamento do nosso corpo, alguns ingredientes podem fazer mal à integridade do dente por serem ácidos demais.

Dica: Tomar esses sucos usando um canudinho pode ajudar a reduzir os danos, já que o líquido terá menos contato com as estruturas dentárias.

Problemas causados pelo suco de caixinha

Os sucos de caixinha amarelam os dentes

A relação entre os sucos e a saúde dos dentes resulta em três problemas para os dentes: amarelamento, erosão ácida e cárie. Vamos ver como cada um deles age.

Dentes amarelos ou amarelados

A cor dos dentes provém da dentina, que é a camada logo abaixo do esmalte do dente. O esmalte serve para protegê-los. Se desgastado, não consegue realizar efetivamente sua função.

Por isso, devemos evitar alimentos com muita pigmentação. Eles conseguem atravessar os poros dos dentes com mais facilidade, e comidas com alta quantidade de açúcar, porque elas atacam o esmalte dentário.

Além dos sucos de caixinha, confira os alimentos que mais amarelam os dentes:

  • Café;
  • Beterraba;
  • Chá;
  • Curry;
  • Molho de soja e de tomate;
  • Vinho;
  • Refrigerantes;
  • Sorvetes e raspadinhas;
  • Vinagre.

Cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias, que perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e de com coloração escura.

Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto nos dentes.

Assim, para tratá-las, o dentista deve removê-las por meio de uma obturação. Em seguida, ele tapa a cavidade que foi lesionada com uma restauração.

Ultimamente, a mais indicada é a em resina, pois apresenta a mesma coloração dos dentes, não afetando a estética.

Erosão ácida

A erosão ácida é a perda do esmalte do dente. Ou seja, danificação de sua superfície pela presença de ácidos na boca. Ela ocorre após a ação de dois agentes: os ácidos intrínsecos e os ácidos extrínsecos.

Os intrínsecos são os que estão presentes no estômago. Os extrínsecos, os da nossa dieta.

A erosão causa alguns sintomas:

  • Sensibilidade;
  • Amarelamento dos dentes;
  • Dentes arredondados;
  • Transparência;
  • Lesões na região oclusal.

Dessa forma, o dentista deverá identificar o problema e tratá-lo. O método mais conveniente é a restauração do dente, que irá corrigir a superfície desgastada.

Em resumo, precisamos nos atentar à nossa alimentação. Muitos alimentos que comemos apresentam um risco à saúde bucal, como é o caso do suco de caixinha.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.