Sublocação de consultório odontológico vale a pena?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alugar um espaço pode ser boa maneira de iniciar a carreira

Montar um consultório odontológico não é uma tarefa simples e envolve diversos investimentos e obrigações. A sublocação de consultório é uma alternativa a essas burocracias.

Além disso, a sublocação de consultório é ideal para os profissionais que ainda estão iniciando na carreira.

Sublocação de consultório é quando o profissional aluga um espaço já preparado para atendimento, no qual ele pode atuar durante o período acordado com o locador.

Vantagens da sublocação de consultório

Quais são as vantagens de sublocar um consultório?

Além de escolher espaço bem localizado, o cirurgião-dentista que opta por montar seu próprio consultório odontológico tem que se preocupar com diversas questões.

Entre elas estão as burocracias que envolvem a documentação do consultório, além dos investimentos em equipamentos e equipe, por exemplo.

Para funcionar regularmente, um consultório precisa seguir uma série de normas estabelecidas pela Anvisa.

Para montar um consultório odontológico, com o preço médio que se encontra no mercado hoje, o dentista precisará investir cerca de R$ 25 mil, somando o preço dos equipamentos, documentos, aluguel e móveis.

Algumas vezes, esse custo acaba não se adequando aos recursos disponibilizados pelo profissional.

Nesses casos, a sublocação de consultório odontológico aparece como uma boa opção.

Isso porque o profissional não precisa assumir dividas antes mesmo de começar a realizar seus atendimentos, como adequação de estoque e contratação de auxiliares ou secretárias.

Além disso, um profissional ainda inexperiente em quesito de gestão de negócios não precisa se preocupar com essa questão.

Sublocar um local que já é reconhecido e frequentando também possibilita que o dentista iniciante conquiste sua própria clientela.

Ainda, as vantagens de sublocar um consultório odontológico também se estendem ao locador.

Esse, que geralmente também é um dentista atuante, pode disponibilizar o espaço em momentos durante os quais ele está atuando em outro local, por exemplo.

Os momentos de agenda vazia também podem ser recompensados com o aluguel do ambiente.

Desse modo, a ociosidade (tempo que o consultório fica sem realizar atendimentos) é evitada, otimizando os lucros do profissional.

Desvantagens da sublocação de consultório

Sublocar consultório é bom para iniciantes

Contudo, sublocar consultório odontológico também traz alguns riscos para os profissionais.

O primeiro risco é a transferência de local caso haja impossibilidade de renovar contrato ou caso o dentista opte por comprar seu espaço próprio.

Isso porque o profissional corre o risco de perder parte de seus pacientes, já acostumados a ir ao antigo local.

Além disso, a dependência do locador para o conserto de equipamentos quebrados, por exemplo, também pode representar um empecilho.

Assim como deve-se pesar se o tempo limitado para realização dos atendimentos não irá atrapalhar o trabalho do profissional.

Responsabilidades da sublocação de consultório

Riscos da sublocação de consultório odontológico para o profissional

Ao sublocatário ficam as responsabilidades de realizar o pagamento das despesas.

Ainda, é necessário prestar atenção na preservação e conservação do ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que contar com um consultório odontológico bem preparado é essencial para o sucesso do trabalho do cirurgião-dentista.

Desse modo, conseguir um espaço e realizar atendimentos pode não ser o suficiente.

É preciso que o ambiente de atuação seja devidamente limpo, higienizado e confortável para que os pacientes se sintam satisfeitos.

Uma boa sala de espera, por exemplo, é crucial para o empreendimento.

Assim, a sublocação de consultório é uma boa escolha, principalmente para os dentistas iniciantes e que ainda não podem arcar com todos os custos de manutenção do consultório odontológico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.