Sorriso invertido é responsável por aparência envelhecida

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja quais são as causas e tratamentos do sorriso invertido

Um belo sorriso pode ser o nosso cartão de visitas. Por isso, o sucesso de um tratamento estético odontológico é uma aparência mais bonita e agradável aos nossos dentes. Mas e se você tiver um sorriso invertido?

Assim como a simetria facial torna um rosto mais harmônico e bonito ao subconsciente de quem olha, um sorriso simétrico também é muito mais agradável aos olhos. Entretanto, simetria é tudo que o sorriso invertido não tem!

O sorriso invertido se dá quando o arco do sorriso, conhecido como  linha incisal, apresenta uma curvatura côncava em relação ao plano oclusão frontal.

Ou seja, olhando um sorriso de frente, os dentes centrais são menores que os laterais, e assim sucessivamente. Criando uma curvatura descendente ao arco do sorriso.

Desta forma, os dentes laterais ficam em um plano inferior aos centrais, formando uma espécie de “u” invertido.

Como Deve Ser um Sorriso Harmônico?

De uma forma geral, a curvatura do sorriso deve ter os dentes incisivos centrais abaixo dos incisivos laterais, de modo que a linha incisal acompanhe a curvatura do lábio inferior durante o sorriso.

Quando isto ocorre, o desenho da linha do sorriso é similar com um “prato fundo”. Ou seja, uma linha convexa em relação ao plano de oclusão frontal.

Na odontologia estética, o Diagrama de Referências Estéticas Dentárias (DRED) é usado para avaliar o sorriso dos pacientes.

Dessa forma, a partir dele, obtém-se o posicionamento e proporções do dentes incisivos e caninos superiores em sua forma mais harmônica.

O diagrama compõe seis caixas que representam os dentes anteriores, cada qual englobando seu respectivo dente e impondo limites específicos a eles, servindo como referência em posição e proporção na avaliação da estética bucal.

Por meio do DRED, é possível obter um diagnóstico e prognóstico estético certeiro.

São observadas seis linhas horizontais do sorriso: linha cervical, linha papilar, linha dos pontos de contato, linha incisal, linha do lábio superior e linha do lábio inferior.

O Que Causa o Sorriso Invertido?

Geralmente, alterações na linha incisal estão relacionadas ao envelhecimento, que leva ao desgaste dos dentes incisivos centrais.

Por esse motivo, uma linha incisal côncava pode dar a aparência de um “sorriso envelhecido” até ao mais jovens. Do mesmo modo que ocorre com os dentes amarelados e uma mordida deficiente, por exemplo.

Não apenas relacionado à idade, a curvatura do sorriso ainda pode sofrer alterações em seu desenho de acordo com a inclinação dentária, inclinação da mordida ou por conta de fatores eruptivos.

Como Tratar o Sorriso Invertido?

Para recuperar a harmonização é necessário trabalhar as curvas do sorriso. Por meio da odontologia restauradora, é possível corrigir o tamanho dos dentes e, consequentemente sua curvatura.

A avaliação, por meio do DRED, possibilitará a observação das linhas horizontais, detectando proporções e posições dentárias desarmônicas, para então corrigí-las.

Para o tratamento podem ser utilizadas porcelanas, resinas compostas diretas ou cerâmicas odontológicas.

O procedimento constitui em devolver o tamanho menor aos dentes anteriores de forma ascendente e proporcional até os dentes do fundo. Deixando, assim, os dentes centrais um pouco mais cumpridos que os demais.

Hoje a estética em ortodontia é capaz de interpretar e harmonizar ângulos e nuances do sorriso. Se você tem um sorriso invertido, procure um especialista!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.