Linha do sorriso é parâmetro usado na harmonização facial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cada linha que compõe o sorriso indica ao odontologista onde há imperfeições – e como as corrigir

Você sabia que existe uma maneira de identificar se seu sorriso é perfeito ou precisa de ajustes? É a partir da linha do sorriso que dentistas enxergam quais serão as alterações necessárias para deixar tudo em harmonia.

Por isso, reunimos todas as informações sobre cada linha do sorriso e sua importância para a estética. Para começar, vamos entender o que é uma “linha do sorriso”:

Linha do sorriso é aquela que define quanto dos dentes e quanto da gengiva estão a mostra quando o paciente sorri. No entanto, outras linhas também formam o sorriso e são levadas em consideração em tratamentos estéticos. Por isso, muitos se referem à elas como “linhas do sorriso”.

Assim, nesse artigo, você encontrará informações sobre todas as linhas que são avaliadas na composição do sorriso perfeito.

As linhas como medida:

O uso de linhas imaginárias foi a forma mais prática que a odontologia encontrou para identificar as imperfeições do sorriso.

Isso porque, com regras pré-estabelecidas e comparando com os números do rosto, é muito mais fácil de se encontrar um caminho para o sorriso perfeito.

No caso dos dentes artificiais, por exemplo, os dentistas utilizam certas linhas para realizar o tratamento. São essas linhas e, claro, suas medidas que indicam o tamanho e a montagem desses dentes.

As linhas do sorriso usadas são:

  • Linha Sagital Mediana da Face: essa linha começa na ponta do nariz e desce, indo em direção ao queixo. Porém, sua importância está em passar entre os dentes incisivos superiores. Assim, a linha define o “meio” do sorriso e separa os dentes igualmente para cada lado;
  • Linha Alta: é medida baseada em um sorriso forçado do paciente. O dentista irá traçar a linha no ponto mais alto que o lábio superior consegue alcançar durante esse sorriso;
  • Linha Baixa: também conhecida como sorriso baixo;
  • Linhas Comissurais: também conhecidas como “distais do canino”. Seu nome é alto explicativo – elas são desenhadas na linha distal do canino com a comissura dos lábios em repouso;
  • Linha Oclusal.

Outras linhas do sorriso

As linhas são imaginárias, mas isso não significa que cada dentista cria suas linhas na hora – muito pelo contrário! As linhas são pré-estabelecidas para que haja um padrão a ser alcançado, ainda que cada sorriso seja único.

Isso porque os traços ajudam a criar harmonia e corrigir imperfeições, mas quando falamos sobre sorrisos, nenhum é igual ao outro.

Sempre é preciso analisar o rosto da pessoa e achar as medidas que formam o sorriso perfeito para aquele paciente. Entre as outras linhas do sorriso, podemos destacar:

  • Linha da gengiva (ou linha do sorriso);
  • Linha média do sorriso.

Sim, são mais linhas do que você imaginava, certo? É por isso que muitos profissionais da odontologia estética contam com a ajuda de aparelhos, fotos e softwares para encontrar as linhas e fazer os cálculos necessários.

Gostou de conhecer cada linha do sorriso? Fique atento aos nossos artigos para descobrir mais segredos do sorriso!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.