Sorriso gengival tem diferentes tipos de tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O sorriso gengival pode afetar a simetria e a harmonia do sorriso

Para manter a saúde bucal, precisamos dar atenção aos dentes e também à gengiva. Ela tem papel fundamental e dá sustentação aos nossos dentes. Mas algumas pessoas se sentem incomodadas por conta do sorriso gengival.

Quando sorrimos, é comum aparecer uma parcela da nossa gengiva. No entanto, em algumas pessoas, a exposição é maior. Graças ao avanço da medicina odontológica, o sorriso gengival pode ser corrigido de diversas maneiras.

Sorriso gengival é o nome dado à exposição acentuada da gengiva da arcada superior, que fica à mostra quando a pessoa sorri. Essa disfunção não causa prejuízos para a saúde, mas interfere diretamente na estética e desarmoniza o sorriso.

Causas do sorriso gengival

O sorriso gengival possui várias causas. Veja quais:

  • Lábio superior curto;
  • Lábio superior com grande atividade muscular: quando sorrimos, ele pode retrair mais que o normal, deixando a gengiva mais aparente;
  • Ossos verticais da maxila que se desenvolvem mais que o normal;
  • Fatores genéticos.

Tratamentos para o Sorriso Gengival

Existem alguns métodos para fazer a correção do sorriso gengival.

Alguns deles são cirúrgicos, o que significa que o reparo é permanente. Outros são por métodos momentâneos, que necessitam de retoques de tempos em tempos.

Gengivectomia

A gengivectomia requer a aplicação de anestesia local, que dura de 30 minutos a 2 horas. O tempo da cirurgia gengival vai depender da situação e do tamanho da porção a ser retirada.

Normalmente, são removidos de 1 a 2 milímetros do tecido gengival. Existe também um tipo mais complexo de gengivectomia, que vai além da simples correção do tamanho da gengiva.

Essa técnica, chamada de incisão em bisel verdadeiro, também tem como objetivo diminuir a espessura o tecido gengival.

Gengivoplastia

Apesar de ser uma cirurgia plástica em uma região sensível e delicada do corpo, a gengivoplastia é um procedimento bem simples.

A única dor ou incômodo sentido pelo paciente será durante a aplicação da anestesia local, que possui uma duração média de 30 minutos.

Logo após, o cirurgião retira o excesso de gengiva com um bisturi ou laser e, caso necessário, corrige outras imperfeições, deslocando a gengiva de acordo com o objetivo inicial da cirurgia.

A cicatrização da cirurgia dura em média duas semanas, a operação não deixa nenhuma cicatriz ou sequela e não são necessários pontos.

Botox

Além das propriedades para fins estéticos, a toxina botulínica também pode ser um método de reparação.

O dentista aplica a toxina nos músculos responsáveis pela elevação do lábio. Portanto, no momento em que o paciente sorri, a área que a gengiva aparece diminui.

Vale lembrar que o botox para sorriso gengival é reversível. Passando o tempo de ação, que dura em média de três a seis meses, o sorriso voltará a ser o mesmo de antes, ou seja, não é permanente como uma cirurgia.

Dessa forma, caso o paciente não tenha gostado do resultado, o sorriso voltará a tomar o formato original. O custo varia de R$ 1,4 mil a R$ 2 mil.

Reposicionamento labial

Se for diagnosticado que a causa é a posição labial, a cirurgia faz um reposicionamento da parte interna do lábio superior, aproximando-o mais do inferior.

Dessa forma, é possível que o lábio não suba novamente além da conta. O processo resume-se em fazer uma cisão na parte mais interna do lábio superior e, em seguida, uma sutura mais próxima aos dentes.

O tempo de recuperação deste método para melhorar o sorriso gengival é de 5 dias. É recomendado que o paciente repouse durante esse período.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.