Soro fisiológico é usado na área médica e odontológica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o soro fisiológico é utilizado na área da odontologia

Você com certeza já viu alguém usar o soro fisiológico. Ou até mesmo já usou o soro. Isso porque ele tem diferentes utilidades, mas é usado principalmente na área médica por profissionais da saúde.

Na área da saúde, o soro fisiológico serve para limpezas. Inclusive, os profissionais da área da odontologia podem utilizar o soro nos atendimentos e procedimentos.

O soro fisiológico é uma solução isotônica esterilizada. Ele também é conhecido como cloreto de sódio (NaCl).

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o soro fisiológico na odontologia. Vamos começar?

Quando o soro fisiológico é utilizado na área médica?

Uma das principais funções do soro é a limpeza. Por isso, muitos profissionais da saúde usam o soro para higienizar o nariz e limpar os olhos. Inclusive, você pode utilizar o soro na limpeza das lentes de contato.

Além disso, os profissionais usam a solução salina esterilizada para limpar áreas de ferimentos e queimaduras.

Agora, você sabia que a solução isotônica é também utilizada para quadros clínicos de desidratação? Pois é, o soro é aplicado para repor líquidos e sais do nosso organismo.

O soro é aplicado na nebulização para tratamentos de asma, rinite e sinusites. Ainda, o soro pode ser usado para a diluição de alguns medicamentos.

Mas além dessas funções, a solução salina também é aplicada na área da estética. A solução é aplicada para hidratar e limpar a pele. Assim, o resultado é uma pele mais bonita e jovem.

Além da pele, o soro é aplicado nos fios de cabelo. Isso porque a solução de cloreto de sódio equilibra o pH dos fios. Assim, garante a hidratação e a redução do frizz do cabelo.

Mas lembre: é ideal que você consulte o médico sobre a aplicação do soro, independente da finalidade.

Uso do Soro Fisiológico na Odontologia

Os profissionais da odontologia podem utilizar a solução salina esterilizada. Entre as áreas que utilizam a solução está a endodontia.

Ela é uma especialidade odontológica responsável por estudos de doenças na raiz e polpa dos dentes. Esse conjunto é representado pelo endodonto.

Os endodontistas utilizam o soro fisiológico no tratamento endodôntico. Esse tratamento é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Algumas das razões que podem nos levar a buscar um endodontista:

  • Dor nos dentes;
  • Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula;
  • Trauma visível, como dentes escurecidos que podem indicar infecção;
  • Inchaço;
  • Bolhas e pus;
  • Dificuldade para mastigar; e
  • Exposição do nervo.

Além do tratamento endodôntico, o soro pode ser utilizado para armazenar um dente arrancado. Isso por causa das suas propriedades químicas e físicas.

Posso ter alergia ao soro?

A resposta é sim! Caso você tenha hipersensibilidade ao cloreto de sódio ou a qualquer outro componente do produto, avise o dentista ou médico. Assim, você evita alergias e complicações.

Por isso, fique atento e não deixe de consultar sempre o seu dentista e médico de confiança sobre a utilização do soro fisiológico!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!