Confira aqui como o soro fisiológico é utilizado na área da odontologia
Você com certeza já viu alguém usar o soro fisiológico. Ou até mesmo já usou o soro. Isso porque ele tem diferentes utilidades, mas é usado principalmente na área médica por profissionais da saúde.
Na área da saúde, o soro fisiológico serve para limpezas. Inclusive, os profissionais da área da odontologia podem utilizar o soro nos atendimentos e procedimentos.
O soro fisiológico é uma solução isotônica esterilizada. Ele também é conhecido como cloreto de sódio (NaCl).
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o soro fisiológico na odontologia. Vamos começar?
Quando o soro fisiológico é utilizado na área médica?
Uma das principais funções do soro é a limpeza. Por isso, muitos profissionais da saúde usam o soro para higienizar o nariz e limpar os olhos. Inclusive, você pode utilizar o soro na limpeza das lentes de contato.
Além disso, os profissionais usam a solução salina esterilizada para limpar áreas de ferimentos e queimaduras.
Agora, você sabia que a solução isotônica é também utilizada para quadros clínicos de desidratação? Pois é, o soro é aplicado para repor líquidos e sais do nosso organismo.
O soro é aplicado na nebulização para tratamentos de asma, rinite e sinusites. Ainda, o soro pode ser usado para a diluição de alguns medicamentos.
Mas além dessas funções, a solução salina também é aplicada na área da estética. A solução é aplicada para hidratar e limpar a pele. Assim, o resultado é uma pele mais bonita e jovem.
Além da pele, o soro é aplicado nos fios de cabelo. Isso porque a solução de cloreto de sódio equilibra o pH dos fios. Assim, garante a hidratação e a redução do frizz do cabelo.
Mas lembre: é ideal que você consulte o médico sobre a aplicação do soro, independente da finalidade.
Uso do Soro Fisiológico na Odontologia
Os profissionais da odontologia podem utilizar a solução salina esterilizada. Entre as áreas que utilizam a solução está a endodontia.
Ela é uma especialidade odontológica responsável por estudos de doenças na raiz e polpa dos dentes. Esse conjunto é representado pelo endodonto.
Os endodontistas utilizam o soro fisiológico no tratamento endodôntico. Esse tratamento é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.
Algumas das razões que podem nos levar a buscar um endodontista:
- Dor nos dentes;
- Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula;
- Trauma visível, como dentes escurecidos que podem indicar infecção;
- Inchaço;
- Bolhas e pus;
- Dificuldade para mastigar; e
- Exposição do nervo.
Além do tratamento endodôntico, o soro pode ser utilizado para armazenar um dente arrancado. Isso por causa das suas propriedades químicas e físicas.
Posso ter alergia ao soro?
A resposta é sim! Caso você tenha hipersensibilidade ao cloreto de sódio ou a qualquer outro componente do produto, avise o dentista ou médico. Assim, você evita alergias e complicações.
Por isso, fique atento e não deixe de consultar sempre o seu dentista e médico de confiança sobre a utilização do soro fisiológico!