Sonda exploradora é famosa entre os instrumentos do dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O nome pode assustar os pacientes, mas o equipamento é inofensivo e possui muita importância para o dentista

O material odontológico é todo instrumento utilizado pelo dentista durante os procedimentos. E algumas ferramentas são mais usadas que outras, merecendo uma atenção especial, como é o caso da sonda exploradora.

Por isso, nesse artigo vamos conversar sobre a sonda exploradora e seu uso no consultório. Para começar, vamos definir o que é a sonda exploratória.

A sonda exploradora, também conhecida como explorador dental e sonda exploratória, é um instrumento odontológico que possui uma ponta em formato de gancho numa extremidade. Alguns modelos possuem dois ganchos, um em cada lado.

É importante que a ponta dos ganchos esteja sempre afiada, possibilitando que ela desempenhe sua função com eficiência.

Os tipos de Sonda

Como a sonda exploradora para dentista é muito utilizada no dia a dia do consultório, há uma diversidade de modelos. Cada um tem pequenas alterações quanto ao formato e à quantidade de ganchos. Assim, dependendo do modelo, torna-se específico para determinado uso.

Separamos os tipos mais comuns de sondas, que se diferenciam por números:

  • Número 23: esse possui apenas um gancho;
  • Número 5: o modelo possui dois ganchos, um em cada extremidade;
  • Exploradores endodônticos: esses modelos são desenhados para facilitar a localização dos canais radiculares.

Quando a Sonda Exploradora é usada?

Esse é um dos instrumentos mais usados pelos cirurgiões-dentistas. É empregada em exames de rotina, mas também pode ser em procedimentos especiais, como:

  • Explorar o dente em busca de cavidades de cárie no esmalte dentário;
  • Em restaurações dentárias serve para preparar o dente e para checar a fixação de alguns materiais;
  • Tratamento de canal.

Existem riscos ao usar esse equipamento?

Alguns dentistas apontam que o uso do explorador dental para “procurar” as cáries é um erro. Isso porque a cárie, em seus estágios iniciais, pode não apresentar nenhuma falha na estrutura dentária.

No entanto, ao passar a sonda exploratória naquela região, que já está fragilizada, a ponta afiada ajuda a formar uma falha no esmalte, o que agilizaria o processo de formação da cárie.

Assim, seu uso não é muito recomendado para essa atividade. Os especialistas sugerem a efetuação de radiografias para identificar o problema.

E mesmo com a possibilidade de danificar o elemento dental, diversos dentistas apontam que a sonda exploratória é a única forma de identificar alguma falha no dente.

Então, seu uso é errado?

Não! Apesar desse conflito de opiniões entre os profissionais da odontologia, seu uso não é proibido. Ainda que não seja usada para a identificação de cáries, há diversos usos para a sonda exploratória!

Cuidados com a Sonda Exploradora

Como a sonda não é um produto descartável, é necessário fazer uma higienização completa desse esquipamento antes de usá-lo novamente. O dentista jamais deve usar o mesmo material em dois pacientes seguidamente.

É recomendado que se faça a esterilização com uma autoclave. Sempre confira se seu cirurgião-dentista retirou a sonda exploradora de uma embalagem esterilizada. Você pode, inclusive, exigir que ele mostre a data na embalagem: ela evidencia quando o produto foi esterilizado!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.