Solução de Milton é usada na irrigação durante procedimentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a Solução de Milton é usada na área da Odontologia

Durante o preparo da cavidade bucal para a realização dos procedimentos odontológicos, os profissionais utilizam algumas soluções. Entre elas está a Solução de Milton.

O principal objetivo dela é a de irrigar o canal radicular. A Solução de Milton é utilizada por ter propriedades benéficas para a saúde bucal do paciente.

Solução de Milton é uma solução irrigadora. Ela é usada antes, durante e depois a preparação e instrumentação dos procedimentos odontológicos.

Curiosidade: a solução é composta por hipoclorito de sódio a 1%.

Se você ficou interessado pelo tema, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre os usos da Solução de Milton. Vamos começar?

Quais São as Aplicações da Solução de Milton?

O hipoclorito de sódio 1% é utilizado na odontologia como solução irrigadora. Isso acontece porque ele garante:

  • Ação de antisséptico;
  • Lubrificação dos elementos da cavidade bucal;
  • Diminuição da tensão superficial dos canais radiculares; e
  • Remoção de detritos que são mecânicos.

Propriedades do Hipoclorito de Sódio 1%

Para ser uma solução irrigadora, o hipoclorito de sódio a 1% precisa apresentar algumas propriedades básicas.

A primeira delas é que a solução tenha a ação bactericida. Em outras palavras, ela consegue combater as bactérias nocivas à saúde.

Além disso, precisa ser biocompatível, ou seja, ser compatível com os tecidos do corpo humano e ter a capacidade de ser hidrossolúvel.

Essas características impedem que a solução cause alguma irritação no tecido da cavidade bucal do paciente.

Além dessas propriedades, a solução também precisa ter caráter alcalino.

Por isso, o pH da solução deve ser maior do que 7. Ainda, é essencial que o hipoclorito de sódio apresente uma baixa tensão superficial e consiga neutralizar os produtos que são tóxicos de forma parcial.

Por fim, a solução precisa favorecer todo o processo de instrumentação. Só assim o profissional consegue completar o procedimento de forma prática e eficaz.

Curiosidade: pela solução ser mais utilizada em processos que envolvem os canais radiculares, é mais comum que os profissionais da área da endodontia sejam os responsáveis pelas aplicações.

Os profissionais dessa área são chamados de endodontistas.

Mais Substâncias com Hipoclorito de Sódio

Como já vimos ao longo deste artigo, as soluções irrigadoras, como a de Milton, em sua maior parte são compostas por hipoclorito de sódio.

No entanto, devemos lembrar que cada solução apresenta uma porcentagem diferente.

Já sabemos que a de Solução de Milton é uma solução de hipoclorito de sódio a 1%. Agora, vamos conhecer mais sobre as principais:

  • Solução de hipoclorito de sódio a 0,5% também é conhecida como Líquido de Dakin;
  • Solução de hipoclorito de sódio a 2,5% corresponde à solução de Labarraque; e
  • Solução de hipoclorito de sódio a 4-6% é denominada de soda clorada duplamente concentrada.

Pronto! Agora que você já conhece mais sobre os tipos de soluções, como a Solução de Milton, marque uma consulta com o profissional de confiança. Dessa forma, você entende qual solução irrigadora é a ideal para o seu quadro clínico.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.