Sinvastatina como alternativa em tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da sinvastatina com a área da odontologia

Na área da saúde, faz parte de rotina do profissional receitar medicamentos para o tratamento de alguma alteração no nosso organismo. A sinvastatina é um dos mais usados.

O tratamento com a sinvastatina é indicado a partir da avaliação do quadro clínico do paciente. Por isso, é importante a consulta com um profissional da área da saúde para o diagnóstico e, então, a indicação do seu uso.

Sinvastatina é um fármaco com ação antioxidante e anti-inflamatória, que pertence ao grupo das estatinas. Ela é apresentada como comprimidos de 10 mg, 20 mg, 40 mg e 80 mg.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso da sinvastatina. Vamos começar com informações básicas que constam na bula?

Indicações e Contraindicações da Sinvastatina

O medicamento é indicado para as seguintes situações:

  • Doença coronariana;
  • Redução do nível de colesterol sanguíneo; e
  • Redução do risco de AVC.

No entanto, os profissionais contraindicam o medicamento nos seguintes quadros clínicos:

  • Hipersensibilidade aos componentes do medicamento;
  • Doença hepática;
  • Gravidez e lactação; e
  • Interações com outros medicamentos.

Geralmente, os médicos receitam o remédio. Porém, a sinvastatina na odontologia é receitada principalmente pelos cirurgiões-dentistas. Desse modo, ambos os profissionais devem acompanhar o uso do medicamento.

Quais são as reações adversas da Sinvastatina?

As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento.

Alguns dos efeitos colaterais da sinvastatina apresentados na bula são:

  • Anemia;
  • Cefaleia;
  • Tontura;
  • Constipação;
  • Náusea e vômito;
  • Erupção cutânea;
  • Insônia.

Por isso, assim que você sentir algumas das complicações do medicamento, procure pelo médico ou cirurgiã-dentista para o acompanhamento.

Relação da Sinvastatina com a Odontologia

Como vimos, os profissionais da odontologia podem receitar o remédio a partir do diagnóstico e quadro clínico do paciente. Por quê?

A resposta é simples: estudos indicam que esse medicamento pode ser utilizado como alternativa em tratamentos odontológico.

Desse modo, pacientes com os seguintes quadros clínicos podem usar o medicamento como forma de reabilitação:

  • Periodontite: forma de doença periodontal que compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente. Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados. Pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida, e as consequências vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.
  • Perda óssea: é a perda do tecido ósseo alveolar, osso responsável por “prender” os dentes no lugar. Sem esse osso, os dentes ficam moles e podem cair ou adoecer.

Mas não se esqueça de que é importante o protocolo medicamentoso na odontologia para você conseguir o remédio na farmácia.

Assim, o profissional consegue controlar a dose, e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.

Por isso, marque uma consulta e fique atento às recomendações que o seu profissional de confiança indica. Desse modo, você consegue ter um tratamento com a sinvastatina de forma adequada e livre de consequências graves.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!